Manaus vem investindo na criação de novas opções de esporte e lazer para a população. São praças e parques, onde os visitantes podem apenas contemplar a natureza ou aproveitar os momentos com a família para se divertir como também praticar atividades ao ar livre ou saborear a culinária local. Nesses 349 anos, a cidade pode comemorar os avanços na qualidade de vida. Para se ter ideia, só academias ao ar livre foram 56 estruturas implantadas em todas as zonas da cidade, inclusive na zona rural.
Vale ressaltar que, aproximadamente, mais de dez dessas academias são híbridas, ou seja, pessoas com ou sem deficiência podem realizar a prática esportiva. Cada academia conta com aparelhos para variados exercícios, dentre eles estão roda de ombro, máquina tríceps, torre de bicicleta, máquina bíceps, barra alta, simulador de caminhada e máquina de remada. Além de contar com instalação de placas explicativas para orientações de uso, a estrutura também tem rampas de acessibilidade para Pessoas Com Deficiência (PCDs).
A média de público para cada academia é de 1 mil pessoas, totalizando, assim, mais de 50 mil pessoas por mês que são beneficiadas com os aparelhos que visam a qualidade de vida e bem-estar da população.
“Foi uma política pública para o esporte e o lazer assertiva, porque as academias ao ar livre caíram no gosto da população, que passou a cuidar melhor da sua saúde física, além de representarem um investimento barato, mas que geram grande benefício”, destaca o prefeito Arthur Virgílio Neto, lembrando que as academias são construídas por meio de emendas parlamentares, ou seja, a Prefeitura de Manaus disponibiliza um valor para a construção dos espaços e, então, o vereador apresenta um projeto para construção da academia no lugar que vá atender o maior número de pessoas nas comunidades.
Implantadas em todas as zonas da cidade, as academias ao ar livre estão em sua maioria localizadas na zona Centro-Sul, com 13 na região. Em seguida,vem a zona Norte, com 11 academias; zona Sul, com dez estruturas; zona Leste, com nove; Oeste, com sete; outras quatro na zona Centro-Oeste;e duas na zona Rural de Manaus.
Conforme a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), outras academias estão programadas para serem inauguradas até o final do ano. A meta é atingir o número de 60 academias entregues pela Prefeitura de Manaus para a população da cidade.
Parques e praças
Entre os parques geridos pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o Parque Municipal do Mindué uma das grandes atrações para o manauara. O espaço funciona diariamente, das 7h às 17h, com exceção das segundas-feiras, quando passa por manutenção em função do grande volume de visitações do final de semana. A unidade de conservação fica situada na avenida Perimetral, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul.
O parque hoje é referência de local para a prática de atividades físicas, culturais e acadêmicas, todas realizadas em meio à natureza. Todos os finais de semana, o parque oferece uma variedade de atrativos por meio das feiras criativas, realizadas pelo projeto “Arte em Movimento”, e a Feira Urbana de Alternativas (Fuá), com opções de gastronomia, artesanato, shows musicais, teatro infantil, oficinas, entre outras.
Já o Parque Ponte dos Bilhares funciona das 7h às 22h e recebe, em média, 800 visitantes/dia. É o maior parque urbano de Manaus e foi o primeiro logradouro público da cidade a possuir o sistema de iluminação de LED, que proporcionou maior visibilidade e sensação de segurança para os milhares de frequentadores.
O parque tem um calendário de eventos comemorativos e uma série de atividades desenvolvidas rotineiramente, como atividades de ginástica funcional, com acompanhamento de profissionais de Educação Física, zumba, passeios ciclísticos, skates, pista de patinação, entre outras. O parque sedia a Feira de Livros, Auto de Natal, Amicão, entre outros eventos.
Áreas verdes
E para integrar as comunidades com as áreas verdes de seus conjuntos habitacionais, a partir de intervenções possíveis, como a introdução de equipamentos públicos urbanos, do tipo quadras de esportes, pista de caminhada, playgrounds, academias ao ar livre e, claro, o reforço da vegetação existente, foi criado o projeto dos Parques da Juventude.
O projeto, construído a partir do prévio mapeamento e diagnóstico socioambiental das áreas verdes ainda existentes, nasceu com a finalidade básica de reaproximar os moradores de suas áreas protegidas, em muitos casos, utilizadas como lixeiras viciadas e pontos de usuários de drogas, como a área verde do loteamento Campo Dourado, na Cidade Nova, zona Norte.
A recuperação da área deu início a uma política municipal inédita de proteção às áreas verdes aprovadas em loteamentos na cidade. O local era uma lixeira viciada e hoje, em parceria com a comunidade, tem o verde reforçado pelo plantio de mais de 300 espécies de árvores, além de playground, academia ao ar livre, iluminação de LED, pista de caminhada, campo de futebol e quadra de vôlei, utilizados diariamente por centenas de pessoas, entre moradores do Campo Dourado e loteamentos vizinhos.
Os outros quatro parques da juventude instalados em áreas verdes de Manaus estão distribuídos da seguinte maneira: um no conjunto Rio Xingu, localizado no bairro da Compensa, entre a rua Cecília Cabral e a avenida Brasil, zona Oeste; dois no Loteamento Nascentes das Águas Claras, Novo Aleixo, zona Norte; e um no conjunto Castelo Branco 2, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
Até o final do ano, a Prefeitura de Manaus estará finalizando os estudos para a implantação de outros dois parques da juventude – no núcleo 15, do conjunto Cidade Nova, zona Norte, e no conjunto Hileia, na zona Centro-Oeste. Estudos também estão em andamento sobre a viabilidade de implantação dos parques da juventude nos conjuntos Renato Souza Pinto e Águas Claras 1.







