14 de setembro de 2024

Manaus recebe mostra de cinema ambiental sobre o ciclo da água

Projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” leva sensibilização ambiental ao público.

Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que estará no município de Manaus, em dois locais diferentes: Parque Rio Negro (de 31/8 a 4/9) e Maloca dos Povos Indígenas – Parque das Tribos (dias 6/9 e 7/9).

O projeto “Olho D’Água” é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Águas de Manaus. Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora.

A exposição acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multi plataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa. Compõe o projeto a exibição dos filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas.

“Fazer parte deste projeto, que fomenta a cultura, é motivo de muito orgulho para a companhia. Levar conhecimento, que é um componente fundamental para sociedade, é uma forma de provocar o interesse na produção cinematográfica e nos temas abordados. Quando falamos sobre o ciclo da água, propomos além do conhecimento, uma mudança de hábitos que irá impactar positivamente no futuro de todo ecossistema”, destaca o gerente de Responsabilidade Social, Semy Ferraz.

Parque Rio Negro

O primeiro local onde a exposição estará em Manaus é o Parque Rio Negro. No sábado (31/8) e no domingo (1/9), a exposição ficará aberta ao público em geral das 16h às 20h. Haverá exibição de curtas metragens ambientais, na “Mostra Cine ao Ar Livre”, às 20h.

Entre os dias 2 e 4 de setembro, a programação será restrita a escolas públicas municipais já agendadas.

Maloca dos Povos Indígenas – Parque das Tribos

O segundo local da exposição em Manaus será o espaço Maloca dos Povos Indígenas – Parque das Tribos, nos dias 6 e 7 de setembro. A exposição ficará aberta ao público em geral das 16h às 19h. Haverá exibição de curtas metragens ambientais, na “Mostra Cine ao Ar Livre”, às 19h.

Diferentes locais do Brasil

O projeto já esteve em diferentes estados do Brasil, como Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará, antes de chegar ao Amazonas.

“A expectativa é manter o sucesso que estamos tendo em todo o Brasil e atender um público diverso, com uma abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto.

PROGRAMAÇÃO

Local: Parque Rio Negro
31/8 e 1/9 – Atendimento ao público das 16h às 20h e sessão de cinema às 20h.
2/9 a 4/9 – Atendimento escolar

Local: Maloca dos Povos Indígenas – Parque das Tribos
Dias 6 e 7 de setembro. Atendimento ao público das 16h às 19h e sessão de cinema às 19h.

A realização é da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial do projeto.

 

 

 

 

 

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar