O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), montou um plano de trânsito e transporte devido à realização da 30ª edição da “Marcha para Jesus”, tradicional evento religioso que acontecerá no sábado, (10), em Manaus.
Condutores e usuários do sistema transporte público de Manaus que trafegam pelas vias da zona centro-sul da capital devem ficar atentos a mudanças temporárias. Cerca de 170 agentes de trânsito irão monitorar o fluxo nos principais cruzamentos das vias incluídas no trajeto.
A programação iniciará às 12h, na rua Ferreira Pena (praça da Saudade), Centro, no trecho entre as avenidas Ramos Ferreira e Leonardo Malcher. Em seguida, começará o trajeto pelas avenidas Ayrão, Constantino Nery no sentido Centro/bairro, indo para a Pedro Teixeira e finaliza no sambódromo.
O IMMU interditará algumas vias antes, durante e depois do evento, para garantir a segurança viária dos participantes, e os veículos e os ônibus do sistema de transportes serão desviados para outros itinerários.
Vias interditadas até a saída da concentração para a Marcha: Ferreira Pena, no trecho entre a Avenida Ramos Ferreira e Rua Simão Bolivar.
Os agentes de trânsito vão interditar as seguintes vias: rua Ferreira Pena entre a rua Ramos Ferreira e avenidas Ayrão, entre a rua Comendador Clementino e avenida Constantino Nery, e esta, no trecho entre avenidas Ayrão e Darcy Vargas.
Vias interditadas até o final da marcha atingir a Ayrão e Constantino Nery
Rua Japurá – trecho entre a rua Ferreira Pena e av. Constantino Nery; Avenida Ayrão – trecho entre a rua Ferreira Pena e Avenida Constantino Nery; Avenida Constantino Nery – trecho entre as ruas Leonardo Malcher e João Valério;
– Os veículos que trafegam na Leonardo Malcher não poderão adentrar a Constantino Nery e deverão seguir em frente até a Luiz Antony retornando na 10 de julho até a Getúlio Vargas para acessar a Djalma Batista;
– Os veículos que trafegam na Japurá no sentido Praça 14 / Centro converterão à esquerda na Silva Ramos em direção a Avenida Tarumã;
– Após o final da Marcha passar a Avenida Ayrão para acessar pela Constantino Nery, a circulação de veículos será liberada na para acessar a Avenida Álvaro Maia;
A Avenida Constantino Nery ficará interditada no sentido Centro/Bairro da Av. Álvaro Maia até o cruzamento com a Avenida Pedro Teixeira, de acordo com a passagem da Marcha;
Os veículos e coletivos que trafegam na Arthur Bernardes oriundos da zona oeste poderão ser desviados para a Constantino Nery sentido do centro, caso necessário o desvio será prolongado para a Rua Emília Ruas no São Jorge, ou seguirão em frente pela Rua Pará passando pela passagem subterrânea).
Os veículos e coletivos que trafegam na João Valério oriundos do Aleixo poderão seguir em frente em direção ao São Jorge, contudo, os ônibus e demais veículos que se dirigirem à Constantino Nery podem acessá-la por rotas alternativas; Caso necessário, o acesso para a Constantino Nery – B/C, oriundo da João Valério, na passagem subterrânea, será interditado por gradis; o fluxo da Pedro Teixeira – sentido bairro/centro – será desviado à esquerda para Avenida do Samba – acessando então a Lóris Cordovil à esquerda até a Rua Vivaldo Lima (SPA da Alvorada); fluxo da Constantino Nery – bairro/centro ficará com circulação normal, e poderá ser interditado conforme avaliação do (s) Coordenador (es) da operação.
Transporte público
Os usuários do transporte público também devem ficar atentos às mudanças nas linhas de ônibus que atendem a Avenida Constantino Nery, pois serão desviadas para a avenida Djalma Batista, nos dois sentidos, neste sábado, a partir das 12h e voltarão ao normal conforme o avanço da Marcha para Jesus.
Os coletivos que utilizam o T1 e a Constantino Nery seguirão pela Getúlio Vargas, Joaquim Nabuco e Djalma Batista, as linhas da zona oeste deverão adentrar a avenida Joaquim Gonzaga Pinheiro (antiga rua Santos Dumont), Álvaro Maia e Kako Caminha.
No próximo sábado, (10), a operação da Estação Arena e Estação São Jorge ficarão suspensas de 13h às 19h. As linhas alimentadoras passarão a integrar no T1. A operação do Terminal 1 irá funcionar apenas no sentido bairro/centro de 13h às 19h. As linhas que retornam na Praça da Saudade passarão a operar até o Terminal da Matriz no período de 12h – 16h.
As linhas de ônibus que passam pela avenida Leonardo Malcher serão desviadas da seguinte forma: no sentido bairro/centro, normal até a Av. Leonardo Malcher, Av. Getúlio Vargas (Esquerda), Av. Ramos Ferreira, Av. Epaminondas, Normal.
Ainda na Leonardo Malcher sentido Álvaro Maia: normal até a Avenida Leonardo Malcher, Avenida Joaquim Nabuco, R. Joaquim Gonzaga, Avenida Álvaro Maia, itinerário normal.
Linhas da Praça a Saudade:
100: Normal até Avenida Leonardo Malcher, Avenida Joaquim Nabuco, R. Joaquim Gonzaga, AvenidaAlvaro Maia, Itinerário Normal.
116, 125, 541, 623: Normal até Avenida Leonardo Malcher, Avenida Ferreira Pena, Avenida Alvaro Maia, Normal.
As linhas da Praça da Saudade que retornam na Praça da Saudade, passarão a operar até o Terminal da Matriz no período de 12h até 16h.
Linhas da Avenida São Jorge:
Sentido Bairro para o Centro: Normal até a Avenida São Jorge, Rua Emilio Ruas, Rua Barão do Rio Branco, Rua Amaral dos Santos, Avenida Brasil, Retorno no Centro de Convivência, Avenida Brasil, Avenida Álvaro Maia, Avenida Const. Nery (T1), Normal.
Sentido Centro para o Bairro: Itinerário Normal até a Avenida Álvaro Maia, Avenida Brasil, Rua Amaral dos Santos, Rua Vicente Torres Reis, Rua Emilio Ruas, Avenida São Jorge, Normal.
Linhas que atendem Constantino Nery:
Quanto às linhas: 011, 302, 305, 306, 319, 320, 321, 324, 330, 356, 430, 444, 454, 455, 500, 560, 640 e 448, estas cumprirão o seguinte itinerário:
Sentido Bairro para o Centro: Normal até Avenida Torquato Tapajós, Avenida Djalma Batista, Avenida Álvaro Maia, Avenida Brasil, Avenida Elvira Dantas, Avenida Brasil, Avenida Constantino Nery, Normal.
Sentido Centro para o Bairro: Normal até Avenida Getúlio Vargas, Avenida Joaquim Nabuco, Avenida Djalma Batista, Avenida Torquato Tapajós, Normal.