13 de setembro de 2024

Masahiro Ogino: “Agora haverá a isenção do visto”

Desde o dia 30 de setembro, turistas japoneses poderão visitar o Brasil sem a obrigatoriedade da emissão de visto, o mesmo valendo para os brasileiros que planejam ir ao Japão. A isenção é apenas para portadores de passaporte comum que viajem por um período de até 90 dias. Essa facilidade vai contribuir para o aprofundamento nas relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa para o Brasil. Em entrevista ao Jornal do Commercio, o cônsul-geral do Japão, em Manaus, Masahiro Ogino, falou mais sobre o assunto. 

Jornal do Commercio: Nos últimos anos o Japão havia ‘aberto as portas’ para os brasileiros irem trabalhar. Desde quando passou a exigir o visto?

Masahiro Ogino: O Japão é um país onde os estrangeiros podem entrar a qualquer momento, exceto em períodos especiais, como foi na época da pandemia. No entanto, desde sempre foi exigido visto para entrar no país. Até então, esse também tem sido o caso para o Brasil, porém, agora haverá a isenção de visto para curta permanência.

JC: Com essa não exigência do visto, o brasileiro só terá direito a visitar, e não poderá trabalhar no Japão?

MO: Pela primeira vez os brasileiros que pretendem permanecer no Japão por um curto período de tempo, de até 90 dias, estarão isentos da obtenção de visto, mas devem portar o passaporte eletrônico. Esta medida foi tomada pelo primeiro-ministro Fumio Kishida junto ao presidente Lula, na reunião do G7, realizada em Hiroshima, no dia 20 de maio deste ano. O governo brasileiro já isentava o visto de curta permanência para os cidadãos japoneses, e assim permanecerá. Agora, tanto os cidadãos do Japão quanto do Brasil poderão visitar um ao outro sem a necessidade do visto de curta permanência. O Brasil é um país de amizade histórica com o Japão, com a maior comunidade nikkei no mundo, e aproximadamente dois milhões de descendentes japoneses. Há também mais de 200 mil brasileiros vivendo no Japão. Com essa medida, espero que o governo do Japão contribua significativamente para a promoção do intercâmbio pessoal, econômico e cultural entre os dois países, sem falar da revitalização do setor de turismo, visto que antes da pandemia, aproximadamente 100 mil turistas transitavam bilateralmente. Para aqueles que desejam trabalhar, continuará sendo exigido o visto.

JC: O Japão ainda está aceitando brasileiros para trabalhar?

MO: Sim, está aceitando. E qualquer pessoa que entrar no Japão, por qualquer motivo diferente do turismo de curta permanência, como por exemplo, a trabalho ou turismo com permanência superior a 90 dias, precisará de visto. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail: [email protected], ou fone: 3232-2000 (ramal do setor de visto).

JC: Com essa liberação os brasileiros poderão visitar todo o país?

MO: Sim. Os brasileiros podem ir a qualquer lugar no país. Antes da pandemia, cerca de 50 mil brasileiros visitavam o Japão anualmente (dados de 2019), o que representava apenas 0,2% do total de visitantes estrangeiros. Estou ansioso para que o Japão receba muito mais brasileiros.

JC: Quais cidades o senhor indica para se fazer turismo no Japão?

MO: De acordo com a CNN Brasil, Tóquio é a cidade asiática mais popular entre os turistas brasileiros. Quito foi a capital do Japão durante quase um milênio e abriga muitos templos e santuários bem populares entre os estrangeiros. Hiroshima sediou a Cúpula do G7 este ano. Na cidade há um museu dedicado aos terrores do bombardeio atômico. O Japão também possui 25 locais de Patrimônio Mundial da Unesco. Recomendo que visitem os lugares de patrimônio natural e cultural. Animes e cosplays são populares entre os jovens, e viagens para visitar cidades e paisagens que serviram de cenário e inspirações para animes devem ser colocados na lista.

JC: Qual a melhor época para se visitar o Japão e o que há de bom para se fazer e conhecer lá?

MO: O Japão é um país extenso de norte a sul, e tem as quatro estações com condições climáticas bem distintas, de modo que cada estação e região oferecem paisagens, culinária e culturas diferentes. Para os amazonenses, acredito que seria fascinante visitar a parte norte do Japão, a costa japonesa na época do inverno, e apreciarem a neve. Na primavera poderão ver as flores de cerejeiras em plena floração, e no outono, as coloridas folhas. O país também é rodeado pelo mar, e ao mesmo tempo, tem muitas montanhas, incluindo o Monte Fuji. Então, por que não ir observar a bela paisagem do mar e das montanhas? Por ser um país vulcânico, o Japão tem muitas fontes termais bastante famosas entre os japoneses. Indico um banho termal como opção exótica.

JC: Qual o procedimento para quem deseja viajar ao Japão? Precisa ir ao consulado?

MO: Se pretende planejar uma viagem com duração de até 90 dias, não é necessário vir ao consulado-geral. Agora, se desejar fazer uma viagem mais longa, precisará dar entrada no visto. Quando estiver com o seu roteiro de viagem pronto, basta comprar a passagem.

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar