Com o objetivo de capacitar artesãos locais de forma que elas possam oferecer produtos de alta qualidade aos turistas, principalmente durante a Copa do Mundo de 2014, a Prefeitura de Maués acaba de concluir um curso de tecelagem, promovido para 20 mulheres carentes do bairro periférico Mirante do Éden.
O curso deve agregar valor aos produtos pelo aperfeiçoamento da técnica e também pelo uso de fibras e sementes locais e até redes de pesca, na maior parte das peças, alinhado à usual linha de algodão, o que dá um toque único à mercadoria, que inclui jogos americanos, caminhos de mesa e tapetes.
Os produtos vão ser inseridos imediatamente no mercado regional, principalmente durante as grandes festividades. Um box no novo porto hidroviário da cidade, complexo que deve ser inaugurado em breve, foi doado à Associação dos Bairros pela Prefeitura e vai servir de ponto de venda para todo o artesanato produzido.
De acordo com o prefeito do município, Miguel Paiva Belexo, a expectativa é de que turistas internacionais visitem a cidade durante a Copa de 2014, já que Maués é um dos 13 municípios do estado que são cases turísticos do programa estadual Conheça o Amazonas. Isso reforça a necessidade de qualificar os profissionais locais para que seus produtos sejam competitivos junto a este público.
Maués capacita artesãos para a Copa de 2014
Em: 18 de abril de 2010
Os produtos vão ser inseridos imediatamente no mercado regional, principalmente durante as grandes festividades
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Instagram desativa filtros criados por usuários a partir desta terça-feira
13 de janeiro de 2025
Mercado financeiro projeta inflação de 5% em 2025
13 de janeiro de 2025
Igreja de São Sebastião é interditada para obras em Manaus
13 de janeiro de 2025
Temporada de Cruzeiro: Primeiro navio do ano chega ao Amazonas trazendo 1,2 mil turistas
13 de janeiro de 2025
Tecnologias monitoram biodiversidade, árvores e ar da Amazônia
13 de janeiro de 2025