17 de setembro de 2024

Mercado amazonense de veículos seminovos apresenta queda em junho, segundo dados da Fenauto

No mês de junho, as vendas de veículos seminovos e usados, no Amazonas, registraram queda de 16,7% em relação a maio, deste ano. O mercado no Estado também apresentou queda nas comercializações se comparado a junho do ano passado 15,3%. Os resultados representam queda maior frente ao balanço nacional 7,8%.

Relatório divulgado pela Fenauto  (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), mostra que em junho deste ano foram vendidos 7.977 veículos seminovos, no Amazonas. No mês anterior, esse saldo foi de 9.579 automóveis comercializados. 

Conforme a sondagem, na comparação com junho de 2022, quando o quantitativo de vendas foi de 9.413 veículos seminovos, a queda  foi de 15,3%.

O presidente da Fenauto, Enilson Sales, comentou que a queda nas vendas de seminovos e usados no Amazonas foi maior do que a média nacional e só perdeu para Roraima, que teve uma queda mais acentuada de 21,7%. A boa perspectiva é que o volume de vendas acumulado neste ano, no Estado, aumentou 7,9% o que indica que as vendas ainda estão melhores do que no ano passado.

“Acreditamos que as razões para esse arrefecimento nas vendas em todo o país (e não poderia ser diferente no Amazonas), se deve à expectativa criada pelo governo federal com relação às medidas de desoneração do veículo zero km. Criou-se essa expectativa e muitos clientes podem ter esperado os preços caírem no zero km para concretizarem suas compras. Mas, infelizmente, percebe-se que esse movimento pouco ajudou o setor de carros novos, pois as vendas foram pequenas e o incentivo do governo não terá continuidade, já que o total de recursos destinados a essa ação praticamente terminaram”, avaliou Sales. 

O dirigente, espera que em pouco tempo, o comportamento normal dos consumidores retorne ao padrão de sempre e eles voltem sua atenção para os seminovos e usados, categoria de veículos dentro da sua real capacidade de compra.

O gerente do segmento no Amazonas, Richardson Marques, concorda que o cenário esfriou e atribui os resultados do Amazonas ao programa de redução de impostos, para baratear os carros populares. “O anúncio ocorreu num momento em que o mercado de usados vinha ganhando um fôlego nas vendas. A medida representa um impulso significativo para o mercado de 0km. O incentivo tem motivado as pessoas a investir na compra de veículos novos”, reforçou ele. 

Vale lembrar que no mês de maio, as vendas de veículos seminovos e usados, no Amazonas, registraram crescimento de 28,1%, em relação a abril. Na comparação a igual período de 2022, houve incremento de 57,5%. 

No segmento de Auto, os modelos de automóveis mais procurados, em maio, foram o Onix, Gol e Ford KA com 362, 349, e 196 unidades comercializadas, respectivamente. Os carros mais demandados foram os com tempo de uso entre quatro e oito anos. Entre os comerciais leves mais vendidos foram Strada, S10 e Saveiro com 210, 174 e 137 unidades comercializadas, respectivamente.

Vendas nacionais também retraíram 

Em todo país, as vendas de veículos seminovos e usados, durante o mês de junho, diminuíram 7,8% em relação a maio. No entanto, a entidade ressalta que o total acumulado neste ano é positivo em 13,7% em relação ao mesmo período de 2022.

Outro ponto importante no relatório é que as vendas de junho de 2023 foram 2,4% maiores do que as de junho de 2022. Em junho de 2023 foram comercializadas 1.175.174 unidades, contra 1.274.333 em maio. O total acumulado de veículos seminovos e usados comercializados, nos seis primeiros meses deste ano, chegou a 6.851.087 de unidades.

No contexto geral, Enilson Sales entende que as vendas menores podem ser reflexo das medidas adotadas pelo governo federal para facilitar a venda de veículos zero quilômetros.

“Vínhamos em um aquecimento constante mês a mês, neste ano, até o anúncio das medidas de desoneração dos carros zero. Esse movimento pode ter levado os consumidores a optarem pela compra do zero, diminuindo a procura pelos seminovos e usados. Outro fator que tradicionalmente influencia essa retração, neste período, é a realização das festas juninas no Nordeste que desaquecem o comércio. Vale ressaltar que o crédito concedido pelo governo federal praticamente se esgotou e o mercado deve se ajustar rapidamente aos moldes anteriores a essas medidas, levando o consumidor a procurar opções de seminovos e usados, dentro de suas condições de pagamento”. 

Modelos mais vendidos no país

Autos
VW – GOL com 61.037 unidades vendidas, FIAT – UNO – 34.700 unidades e FIAT – PALIO 33.077 unidades.

Comerciais Leves
FIAT – STRADA 26.139 unidades, VW – SAVEIRO 18.099 e GM – S10 12.926.

Motos
HONDA – CG150 62.453 unidades, HONDA – CG 125 28.714 e HONDA – BIZ 27.792

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar