Os níveis de lançamento de novos empreendimentos imobiliários vêm caindo em todo país, principalmente devido ao elevado estoque já existente no mercado.
Mesmo que a receita bruta tenha crescido 16,3% em termos de unidades e 35,2% em termos reais – o que representa um recorde para o período, há indicadores de que o mercado de imóveis residenciais prontos anda patinando. Três das maiores empresas do setor (PDG, Tenda e Rossi) sofreram muito com um grande volume de cancelamentos para os seus chamados “empreendimentos para público de baixa renda”.
Existe ainda no mercado o fenômeno das “falsas vendas” –os compradores fecham negócio, mas o cancelam antes da entrega das chaves.
Outra situação incômoda diz respeito à Fase 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, que tem uma taxa de inadimplência de 20% na Caixa Econômica Federal.
A partir de uma perspectiva econômica mais ampla, o baixo crescimento do PIB deverá continuar e a inflação acrescenta novas preocupações. Isso sem contar as taxas de juros mais elevadas, que podem empurrar o desemprego para cima.
Gigantes como a MRV estão enervando seus acionistas, com taxas de endividamento muito elevadas. Há suspeita até de maquiagem em relatórios.
A Cyrela chegou a registrar queda de 52,1 % nos níveis de lançamento e sua estratégia tem sido confusa e inconsistente -no primeiro trimestre de 2013, o foco sobre o “popular” representou 67 % das vendas. Mais recentemente, a atividade neste segmento diminuiu significativamente.
Essa realidade deve favorecer o mercado de aluguéis e de lotes residenciais, cujos riscos são infinitamente menores para o comprador.
De olho nesta tendência, as construtoras estão dando agora o passo final para o cadafalso: a necessidade de aplicar descontos, acrescentando coletivamente efeitos mais negativos sobre o fluxo de caixa.
Mercado da construção balança mais uma vez
Em: 18 de dezembro de 2013
Os níveis de lançamento de novos empreendimentos imobiliários vêm caindo em todo país, principalmente devido ao elevado estoque já existente no mercado
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026