24 de novembro de 2024

Mercado de carros seminovos e usados no Amazonas mantém movimentação

O cenário de venda de carros usados no Amazonas mantém resultado positivo. Em agosto registrou crescimento de 7,9% em relação ao mês anterior, conforme dados da Fenauto (Federação dos Revendedores de Veículos Usados). No total, foram vendidos 9.650 carros seminovos ou usados no período. Em julho esse quantitativo foi de 8.945 veículos vendidos. 

De acordo com o relatório da entidade, houve aumento de 4% em relação ao mês de agosto de 2022. No acumulado do ano, o índice também é positivo com incremento de 6%. Até o momento, foram vendidos 70.207 veículos contra 66.238 veículos comercializados durante o mesmo período do ano passado.  

De acordo com o presidente da Fenauto, Enilson Sales, o Estado do Amazonas acompanha o movimento nacional de crescimento nas vendas, registrado em agosto. O crescimento nacional foi de 12,8%. “Além disso, o Estado conquistou outros resultados, que consideramos importantes para a região, como o acumulado positivo em 6% em relação ao mesmo período de 2022 e o aumento de 4% em relação a agosto de 2022. Esses resultados parecem demonstrar que a região vem recuperando seu potencial de vendas de veículos seminovos e usados, como reflexo de um crescimento da economia local”, comentou Sales. 

Os modelos de automóveis mais procurados, em agosto, foram o Ônix, o Gol e o HB20 com 528, 465 e 247 unidades comercializadas, respectivamente. Os carros mais demandados foram os com tempo de uso entre quatro e oito anos.

Dinamismo no mercado local

No mês de julho, o segmento registrou 12,1% nas vendas de veículos. No acumulado deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022 o índice também foi positivo, com aumento de 6,3%.

Em julho deste ano foram vendidos 8.945 veículos seminovos no Amazonas. No mês anterior, esse saldo foi de 7.977 automóveis comercializados. 

Segundo a sondagem, na comparação com julho de 2022, quando o quantitativo de vendas foi de 9.132 veículos seminovos, a queda  foi de 2%.

“O Estado do Amazonas superou, em muito, o resultado positivo médio registrado no país. Conseguiu uma recuperação de 12,1% em relação ao mês passado, além de apresentar um aumento de 6,3% no acumulado deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022”.

“Como o movimento do comércio em geral, e do setor de veículos, tem uma tendência a acelerar com a chegada dos últimos meses do ano, é provável que esses números continuem positivos”, acrescentou.

Enilson Sales: o Estado do Amazonas acompanha o movimento nacional de crescimento nas vendas

Incremento positivo no país

Segundo o relatório da entidade, o mês registrou um aumento de 12,8% em relação a julho. Com esse total, o acumulado de vendas no ano chegou a 9.444.206 unidades. Os números positivos não param por aí. O relatório também mostrou que, na comparação com agosto de 2022, o crescimento foi de 4,5%. O acumulado de 2023 também registrou um resultado positivo de 10,7% em comparação com o ano de 2022.

Os veículos leves mais comercializados em agosto foram os modelos VW – GOL, com 71.371 unidades, o Fiat Uno  com 40.537 e o Fiat Palio com 37.977 unidades.

A Fenauto ressalta que o ICC (Índice de Confiança do Consumidor), da FGV IBRE, registrou alta pelo quarto mês consecutivo, o que demonstra que os consumidores estão mais confiantes.

Para o presidente da Fenauto, “essa é uma boa notícia para o setor que, pelas nossas projeções, deve fechar o ano em torno de 15 milhões de veículos comercializados. Ainda temos mais 4 meses pela frente até o final do ano, e como eles costumam ser mais aquecidos para o comércio em geral, provavelmente finalizaremos o ano com um excelente resultado”.

No primeiro semestre de 2023 o país registrou um aumento significativo de 15,3% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior, No total, foram vendidos 4.271.101 carros seminovos ou usados no primeiro semestre, impulsionando o setor.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar