Mercado de tradução simultânea é restrito

Em: 17 de março de 2010
Mesmo sendo uma prática muito utilizada e necessária para eventos de grande porte, a tradução simultânea ainda não tem um mercado tão amplo em Manaus
https://www.jcam.com.br/ppart17032010.jpg
Mesmo sendo uma prática muito utilizada e necessária para eventos de grande porte, a tradução simultânea ainda não tem um mercado tão amplo em Manaus

Mesmo sendo uma prática muito utilizada e necessária para eventos de grande porte, a tradução simultânea ainda não tem um mercado tão amplo em Manaus. O serviço pode ser utilizado em acontecimentos de caráter turístico e também para atividades culturais e/ou educacionais.
A tradução simultânea é uma atividade em que o orador fala e o intérprete traduz na hora. É utilizada também em reuniões longas, debates, congressos e demais eventos para plateias numerosas.
De acordo com o tradutor Raimundo Nonato dos Santos, em Manaus não existe ainda tanta demanda para o serviço. “Se formos comparar com os demais Estados brasileiros, podemos observar que o Amazonas não possui uma clientela para a tradução simultânea. Até mesmo porque quando alguém precisa do serviço, costuma contratar empresas especializadas de fora da cidade. E, por não haver demanda, também não existem tantas firmas”, informou.
Ainda segundo Santos, quem mais contrata os serviços de tradução simultânea são as igrejas evangélicas. “É bem comum as igrejas fazerem isso porque sempre chamam pastores estrangeiros”, ressaltou.
Na avaliação do tradutor, os profissionais que trabalham com tradução simultânea devem possuir longa experiência com a língua inglesa ou o idioma a ser trabalhado para que não haja confusões na hora da interpretação. Tudo isso porque, segundo Santos, existem várias expressões idiomáticas que não podem ser traduzidas ao pé da letra.
Por não haver um mercado tão vasto em Manaus, Santos trabalha atualmente com tradução de livros técnicos em inglês. “Entretanto, esse serviço é bem mais específico e trata-se da tradução juramentada, outro trabalho pouco conhecido em Manaus e com um número reduzido de profissionais”, observou.
Conforme a professora de inglês e francês Liliane Mendonça, a tradução simultânea não é tão conhecida pelos manauenses pela falta de profissionais qualificados. Ela contou que a maioria das pessoas que se formam em outro idioma, geralmente contam somente com o embasamento teórico. “É bastante necessário uma viagem ao país do idioma que pretende ser trabalhado. Só o conhecimento da sala de aula não é suficiente, pois é fora que acontecem as mais diversas situações”, salientou.
Liliane contou que ao se formar na faculdade procurou fazer um intercâmbio para poder trabalhar não apenas em escolas, mas também orientando com traduções. “Já fui contratada momentaneamente por empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus). Era uma equipe totalmente treinada para a ocasião, formada com profissionais com experiência em tradução simultânea”, lembrou.
A professora destacou que não há um preço específico para fazer o serviço, podendo variar de acordo com a carga horária estabelecida.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar