A Câmara exonerou nos últimos dias 102 familiares de parlamentares e servidores que ocupavam cargos sem concurso público na Casa Legislativa depois que o MPF (Ministério Público Federal) decidiu investigar o cumprimento pelo Congresso da súmula do STF (Supremo Tribunal Federal).
A súmula do Supremo determinou o fim do nepotismo (contratação de parentes) nos três Poderes.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse ontem que vai auxiliar o MPF caso o órgão queira tomar outras medidas referentes a casos de nepotismo na Casa.
“No momento em que o Ministério Público quiser fazer esse trabalho aqui na Câmara, nós vamos disponibilizar o banco de dados, tudo aquilo que fizemos. Se o Ministério Público entender que outras medidas ele queira fazer, nós auxiliaremos. Aqui não procuramos caminho alternativo”, afirmou Chinaglia.
Apesar da decisão do MPF de investigar os casos de nepotismo no Congresso, Chinaglia disse que ainda não recebeu ofício do órgão. O MPF afirmou que encaminhou ofícios à Câmara, ao Senado e ao Poder Executivo questionando que providências os órgãos têm tomado para cumprir a súmula, editada em agosto pelo STF.
No Senado, Garibaldi Al-ves exonerou 86 parentes de senadores e servidores depois que o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, decidiu ingressar com reclamação no STF pelo não-cumprimento da súmula pela Casa Legislativa. Chinaglia disse, que não investigaria individualmente os casos de nepotismo por acreditar que cada parlamentar já tinha tomado as providências para exonerar parentes.
Mesa Diretora da Câmara exonera 102 familiares de parlamentares e servidores
Em: 31 de outubro de 2008
A Câmara exonerou nos últimos dias 102 familiares de parlamentares e servidores que ocupavam cargos sem concurso público na Casa Legislativa depois que o MPF (Ministério Público Federal) decidiu investigar o cumprimento pelo Congresso da súmula do STF
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Senar Amazonas participa do evento Safra Café 2026 em Minas Gerais
11 de setembro de 2026

‘The Mafia’ reúne carros antigos e apaixonados pela cultura automotiva no Amazon Open Mall
11 de setembro de 2026

Anne Moura defende a ZFM e mais investimento para jovens amazonensea
11 de setembro de 2026

Braga anuncia início das obras do Porto da Manaus Moderna e avanços na travessia da Ceasa
11 de setembro de 2026


Honda supera 1 milhão de motocicletas emplacadas em oito meses
11 de setembro de 2026

Professora Maria participa de live nacional do candidato à Presidência Flávio Bolsonaro
11 de setembro de 2026

Minha Casa, Minha Vida: conselho do FGTS aumenta subsídios para 2026
11 de setembro de 2026