
A Microsoft considera lançar uma versão mais barata do Windows com exibição de anúncios e uma assinatura mensal, sugere uma nova vaga de emprego aberta pela empresa. A nova edição do sistema operacional adotaria um “modelo híbrido” de processamento entre hardware local e as capacidades do serviço em nuvem Windows 365.
A intenção da Microsoft é um tanto confusa, mas a descrição da vaga menciona a criação de uma equipe voltada à criação de novos projetos do Windows baseados em nuvem e web —uma referência ao Windows 365, versão em nuvem do sistema operacional.
A descrição do emprego também mencionava o desenvolvimento de “PCs de baixo custo alimentados por publicidades e assinaturas”, sugerindo não só que há uma nova versão do Windows a caminho, como também computadores dedicados para ele.
A aparente revisão do texto indica que o projeto existe, mas não deveria ter sido divulgado por agora. É possível que a Microsoft queira que o projeto corra em sigilo.
Windows híbrido
Ao que indica a descrição do emprego na Microsoft, a nova plataforma do Windows adotaria um modelo “híbrido” de processamento —parte aconteceria localmente, enquanto o resto ficaria por conta do Windows 365. A alternativa permitiria construir computadores e tablets de baixíssimo custo, já que o hardware seria focado na transmissão de dados pela internet, algo semelhante ao que acontece em consoles portáteis baseados em serviços em nuvem, como o G Cloud Gaming da Logitech.