A nova diretoria do Manaus Shopping São José, que acaba de ser vendido para o Uai Shopping, centro de compras de Minas Gerais (Belo Horizonte), controlado pelo grupo italiano Doimo, assumiu ontem a administração dos trabalhos do centro de compras com uma agenda bastante apertada. O dia foi marcado por reuniões internas e com empresários de fora pela equipe do Uai, comandada pelo diretor de operações do empreendimento, Elias Tergilene.
A reportagem do Jornal do Commercio fez várias tentativas de entrevistar o dirigente para saber as projeções do grupo para Manaus e quais as melhorias propostas para o Manaus Shopping São José, inaugurado há mais de uma década na Alameda Cosme Ferreria 4605, nas proximidades da Bola do bairro que lhe dá nome, na zona leste.
Por enquanto, os detalhes da negociação ainda são desconhecidos pelos próprios lojistas. Uma reunião está prevista para acontecer no próximo sábado, 9, exatamente para tratar sobre o assunto.
O diretor presidente do grupo TV Lar e ex-presidente da ACA (Associação Comercial do Estado do Amazonas), José Azevedo, que desconhecia a venda do Shopping São José até ontem à tarde – ficou sabendo por meio da reportagem do Jornal do Commercio – disse que sua loja é pioneira no centro de compras, situado numa posição estratégica. “Temos uma boa clientela por conta da demanda de pessoas que circulam e residem na zona leste de Manaus”, informou.
Azevedo avalia que a mudança será para melhor, uma vez que os novos administradores são um grupo especializado em shoppings de periferia.
Expectativa grande
A expectativa dos locatários é grande e há quem torça para que os novos controladores do shopping invistam na infraestrutura básica, estacionamento e em melhor comodidade para os clientes, além da conclusão das obras de expansão e divulgação do empreendimento comercial. “Muita gente desconhece a gama de produtos e serviços oferecidos aqui, enquanto outros ficam sabendo quando vêm resolver algum problema no PAC [Pronto Atendimento ao Cidadão]”, lamentou a vendedora Rosa Marques, da loja Rafaela Modas.
Outro que também está na expectativa de divulgação das novas diretivas do shopping é o gerente da loja Belmiro’s, Alison Santos. “As vendas foram boas no fim de ano e estamos tentando mantê-las neste inicio de ano, à base de promoções que chegam a 50%. Mas, se faz necessário que o público em geral fique sabendo que estamos fazendo isso”, destacou.
Apontado como o principal shopping da zona leste da cidade, o empreendimento comercial possui lojas dos mais variados ramos de atividades, desde roupas em geral, calçados, bolsas, bijuterias e perfumaria, passando por papelaria, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e supermercados, além de serviços bacários, loteria, Correios e o PAC, onde são prestado serviços de água, luz, telefone, Procon.
Grupo é especializado em negócios para a classe C
Hoje, a maior loja do shopping é a da Ramson’s com 4.500 metros quadrados que desde o dia 12 de dezembro, último, ocupa três andares distribuidos em eletroeletronicos, informática, linha branca, telefonia, cama, mesa e banho, além de móveis e decoração. “Agora se tornou loja de departamento, o que foi bem aceito pelos clientes que ficaram satisfeitos com a ampliação”, garantiu o gerente de marketing da Ramsons, Arnaldo Rocha.
Segundo o gerente, a tendência da rede é diversificar e transformar suas unidades em lojas de departamentos que já somam cinco. Além da situada no Shopping São José – a maior do grupo -, foi inaugurada no último dia 2 uma na Alvorada, zona centro-oeste, com 2.500 metros quadrados. Há uma loja também no Millennium Center, no Manauara Shopping e na avenida Grande Circular, zona leste. “De agora para frente, as lojas da rede serão nesse nível”, assegurou, ressaltando que a rede é formada por 16 lojas em Manaus.
Negócios sem alteração
Quanto à venda do Shopping São José para o grupo italiano, Rocha disse que não altera em nada os negócios da loja diante da credibilidade da Ramsons. “Independentemente de quem esteja na direção do shopping center, vamos continuar investindo em melhoria para oferecer melhor comodidade aos nossos clientes”, assinalou.
O Uai Shopping é apontado como um novo e revolucionário conceito no segmento de shopping centers popular. Nos locais onde está situado, trabalha com um mix de unidades de negócios estrategicamente planejado para atender integralmente o público-alvo que são pessoas que buscam bons preços e ótima qualidade com variedade de produtos e serviços inéditos em projetos similares no setor, como as lojas voltadas para o público feminino e masculino.
Informações sobre o Uai dão conta de tratar-se de um shopping que objetiva oferecer aos comerciantes um espaço provido de toda infraestrutura necessária, inclusive para que mesmo um pequeno lojista possa exercer suas atividades com legalidade, segurança, conforto e higiene, com garantia de qualidade e bons preços para o consumidor. Já os grandes lojistas poderão fixar sua marca junto às classes C, que é a que mais cresce no país, colhendo bons resultados.
Notícias nacionais dão conta de que a alta do dólar e o avanço do desemprego que reduziram em 40% as vendas no Uai Shopping, em janeiro de 2009 sobre dezembro de 2008, não afetaram os planos de expansão do grupo italiano Doimo, que controla o centro de compras. O grupo inaugurou em dezembro de 2008 em Belo Horizonte (MG) o Uai Shopping, localizado em frente à rodoviária, próximo a estação do metrô da Lagoinha.







