Ministro anuncia criação de 50 institutos de pesquisa até dezembro

Em: 15 de julho de 2008
Na avaliação do ministro, a maior parte dos centros de pesquisa será instalada na região Sudeste do país, que têm a maior base científica.
Na avaliação do ministro, a maior parte dos centros de pesquisa será instalada na região Sudeste do país, que têm a maior base científica.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, anunciou na segunda-feira a criação de cerca de 50 institutos nacionais de Ciência e Tecnologia até dezembro deste ano, para estimular o desenvolvimento científico em áreas estratégicas e fortalecer a pesquisa em regiões como Norte e Nordeste.
O ministério vai investir R$ 270 milhões, e, segundo Rezende, a expectativa é chegar a R$ 400 milhões após a definição de contrapartidas de instituições de pesquisa como a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que já garantiu parceria com a iniciativa.
Vamos assinar convênios de cinco anos, os recursos já estão garantidos para os três primeiros. Temos que ter a robustez necessária em termos de recursos para garantir a continuidade mesmo após o fim desse governo, defendeu o ministro.
De acordo com Rezende, mais da metade do centros serão destinados a áreas consideradas estratégicas para o país, como biocombustíveis, agricultura, saúde, Amazônia e pesquisa nuclear e espacial.
Os centros serão formados por uma entidade-sede, que vai articular grupos de pesquisa e laboratórios. O edital de seleção será lançado em agosto. Vamos celebrar os convênios ainda esse ano.
Na avaliação do ministro, a maior parte dos centros de pesquisa será instalada na região Sudeste do país, que têm a maior base científica. Mas, para estimular a distribuição regional das pesquisas, o edital vai prever a aplicação de 35% dos recursos do ministério exclusivamente em institutos no Nordeste, Norte e Centro-Oeste. A idéia, segundo Sérgio Rezende, é dar melhores condições de disputa a essas regiões.
Os Ministérios da Saúde e da Educação, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) e a Petrobras serão entidades parceiras do projeto.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar