27 de novembro de 2024

Motocicleta Honda CG completa 14 milhões de unidades produzidas em 46 anos de atuação em Manaus

 

A Honda CG, primeira motocicleta fabricada pela empresa no Brasil, alcança um importante marco em sua história: 14 milhões de unidades produzidas no país desde 1976, quando as primeiras Honda CG 125 saíram da linha de produção de Manaus para mudar a vida dos brasileiros. 

Desde então, o modelo evoluiu em diversos aspectos –tecnologia, segurança, motorização – e continua sendo a favorita, seja qual for a versão, da Start à admirada Titan, passando pela prática Fan e pela profissional Cargo. 

No total, a Honda CG teve nove gerações, que entre si tem um aspecto em comum: a liderança absoluta de mercado, sendo a preferida entre todas as motocicletas vendidas no Brasil, performance que a coloca na posição mais alta dos rankings de vendas geral de veículos, à frente até mesmo dos automóveis populares mais consagrados.

“A CG é um ícone absoluto, não apenas para a Honda, mas também para o mercado de duas rodas, e completar os 14 milhões de unidades produzidas reforça esse destaque. Sinônimo de motocicleta para os brasileiros, não é exagero dizer que muitos aprenderam a pilotar em uma CG, por isso ela ganhou a garagem e o coração de milhões de motociclistas, que guardam histórias com o modelo”, afirma Marcelo Langrafe, diretor Comercial da Moto Honda e diretor CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) da Honda South America.

Sucesso da CG

Uma série de fatores pode explicar o sucesso do modelo e um dos destaques é sua versatilidade, sendo usada para a mobilidade diária, trabalho ou lazer, e está presente tanto nas pequenas cidades quanto nas metrópoles brasileiras. Com forte vocação urbana, a CG ganhou ainda mais relevância com o aquecimento do mercado de entregas durante a pandemia. 

A CG também é uma das motocicletas mais econômicas do mercado, com baixo consumo de combustível e custo de manutenção, fatores que são destaques em momentos de instabilidade econômica e atraem muitas pessoas que estão entrando no mundo das duas rodas.

O motor de 160 cm3 oferece à Honda CG um ótimo desempenho preservando características de resistência e durabilidade que são marca registrada do modelo desde seu lançamento. Outros importantes fatores são a facilidade de acesso a peças originais, assistência técnica disponível em todo o território nacional, três anos de garantia sem limite de quilometragem, sete trocas de óleo e o excelente valor de revenda, por ter um dos menores índices de depreciação do mercado.   

Evolução ao longo dos anos 

Um dos fatores que faz a CG ser um ícone no mercado há tanto tempo é sua inovação constante. Nos mais de 45 anos de presença na vida dos brasileiros, o modelo nunca parou de evoluir. 

Colocar lado a lado a primeira CG com a atual impressiona, pois a evolução tecnológica fica evidente. Ainda assim, em sua essência, a fórmula original continua a mesma: uma motocicleta robusta, ao mesmo tempo atraente e com tecnologia atual. 

A CG foi protagonista de importantes momentos na evolução das motocicletas. Ela começou com uma motorização de 125 cm³, sendo a primeira motocicleta a ser produzida na fábrica da Honda em Manaus, AM. Foi também pioneira a ter uma versão alimentada à álcool, em 1981, além de uma versão para uso profissional com banco individual mais largo e bagageiro para transporte de cargas, em 1998, com a CG 125 Cargo. Em 2004, o motor evoluiu para 150 cm³, com o modelo ganhando um design mais moderno, mas preservando as mesmas características que a fizeram ser sinônimo de economia, agilidade e durabilidade. 

Em sintonia com a estratégia mundial da marca voltada para a preservação do meio ambiente, foi apresentada a CG 150 Titan Mix, a primeira motocicleta no mundo produzida em série que utiliza tanto álcool como gasolina. A tecnologia FlexOne permitiu a vantagem de poder escolher o combustível, além de contribuir para um menor impacto ao meio ambiente, se utilizado o etanol. 

A segurança também foi um aspecto que evoluiu muito ao longo dos anos. Em todas as versões, a Honda CG conta com o sistema de freios CBS (Combined Brake System) que distribui a frenagem entre as rodas. Nas versões Start, Fan e Titan, a suspensão dianteira telescópica -Showa SFF (Separated Function Fork) –é capaz de absorver melhor as irregularidades do piso, trazendo ainda mais leveza, agilidade e conforto na pilotagem. 

A mais recente versão da CG, dotada de motor 160 cm3, é resultado de um longo processo evolutivo no qual tecnologia e excelência no padrão construtivo resultam em uma motocicleta moderna, prática, econômica e confiável, plenamente capaz de atender aos anseios dos motociclistas brasileiros que há décadas fazem do modelo sua opção nº 1.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

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