O Brasil da natureza, do povo, da alegria, do clima, da modernidade e da cultura viva. Cultura expressa pelas mãos dos artesãos, embalada pelas manifestações culturais e alimentada pela culinária típica de um país que se prepara para receber os 500 mil turistas estrangeiros esperados para a Copa do Mundo de 2014. De olho nesse público e na necessidade de agregar maior competitividade aos produtos e serviços turísticos brasileiros, o MTur (Ministério do Turismo), em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e apoio da ACG (Associação de Cultura Gerais), lançará um Manual de Integração de Produção Associada ao Turismo. O objetivo é orientar empreendedores locais das áreas de artesanato, gastronomia, manifestações culturais e agroindústria sobre como diversificar a oferta turística por meio da formatação de novos produtos com qualidade e identidade regional.
“A Copa do mundo será uma grande vitrine para o nosso país. Uma oportunidade de mostrar ao mundo a diversidade da nossa cultura expressa no artesanato, na dança, na comida típica de cada região. Por isso a ideia de criar um manual para orientar nossos empreendedores a produzirem produtos de qualidade, identidade e valor de mercado e divulgar esses produtos. Queremos impressionar o turista que visitará o Brasil, um público exigente, para que ele permaneça por mais tempo e deixe mais divisas no país”, explica a coordenadora-geral de Produção Associada ao Turismo, Ana Cristina Albuquerque.
Segundo pesquisa encomendada pela Embratur, onde foram ouvidas 2,4 mil pessoas de 27 países, 57% dos estrangeiros que visitaram o Brasil desejam voltar para a Copa. A ideia é formatar produtos para fidelizar ainda mais esse turista.
O manual será aplicado em destinos do entorno das cidades-sede da Copa de 2014. Entre os municípios contemplados estão: Novo Airão (AM), Mata de São João (BA), Aquiraz (CE), Rota Norte – Planaltina, Sobradinho e Paranoá (DF), Sabará (MG), Nossa Senhora do Livramento (MT), Gravatá (PE), Campo Largo (PR), Nova Friburgo (RJ), Ceará Mirim (RN), Viamão (RS), Holambra (SP). Os destinos foram indicados pelas Secretarias Estaduais de Turismo e selecionados por técnicos do MTur, que utilizaram como critérios a localização de até 160 km da capital e a existência de produção associada ao turismo relevante e diversificada.
Profissionais locais dos setores cultural e de agronegócios, representantes de agências de viagem, associações de meios de hospedagem e de bares e restaurantes e da área de gestão pública serão indicados pelas Secretarias ou Órgãos de Turismo Municipais e pelas unidades dos Sebrae para participarem de capacitação.
No início do próximo ano, os técnicos de cada destino participarão de workshop e visita técnica a dois destinos referência: Espírito Santo (Boas Práticas em Agronegócios) e Minas Gerais (Boas Práticas em Artesanato e Manifestações Culturais). Ao final da capacitação, os profissionais desenvolverão novos produtos com base no manual, no workshop e na visita técnica. Os produtos serão divulgados em folders de cada destino.
MTur lança manual para empreendedores
Em: 30 de dezembro de 2009
Cartilha é direcionada a empresários de artesanato, gastronomia e agroindústria com o objetivo de produzirem produtos de qualidade e identidade regional
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026