Mulheres perdem representatividade

Em: 9 de outubro de 2012
Mesmo com o aumento no número de vereadores da Câmara Municipal de Manaus de 38 para 41, a bancada feminina -que já era bastante reduzida- perdeu duas cadeiras no parlamento
Mesmo com o aumento no número de vereadores da Câmara Municipal de Manaus de 38 para 41, a bancada feminina -que já era bastante reduzida- perdeu duas cadeiras no parlamento

Mesmo com o aumento no número de vereadores da Câmara Municipal de Manaus de 38 para 41, a bancada feminina -que já era bastante reduzida- perdeu duas cadeiras no parlamento. Das atuais sete vereadoras que representam as mulheres no Legislativo Municipal, apenas duas foram reeleitas: Socorro Sampaio (PP) e Vilma Queiroz (PTC). Junto com elas, a partir de 1º de janeiro de 2013, vão compor a bancada cor-de-rosa na CMM as vereadoras eleitas Rosi Matos (PT), Terezinha Ruiz (DEM) e Professora Jacqueline (PPS), totalizando cinco representantes femininas.
A vereadora Socorro Sampaio afirmou que, mesmo triste pela diminuição da representatividade no parlamento, tem certeza de que mesmo com apenas cinco parlamentares as mulheres estarão bem representadas na Câmara. “Conheço as colegas que virão aqui pra Câmara Municipal na próxima legislatura. São pessoas capacitadas, que têm um trabalho junto à população. Espero que a nossa bancada, já que é pequena, esteja unida e que sejamos respeitadas. Se nós formos respeitadas aqui dentro, significa que toda a população feminina estará sendo respeitada também”, concluiu.
Já Vilma Queiroz disse acreditar que esse processo de exclusão feminina acontece desde a formação dos partidos. Segundo a representante, mesmo com uma lei federal que determina que 30% das candidaturas de cada partido sejam de mulheres, ainda se tem dificuldades em encontrar interessadas. “Eu fui presidente de partido e sei das dificuldades em compor essa bancada. As próprias mulheres relutam em compor um partido. E quando falamos em uma candidatura a coisa piora ainda mais. As mulheres ainda não veem a política como um objetivo”, revelou a parlamentar.
Mas apesar de ser uma defensora das mulheres na política, Vilma Queiroz declarou que irá apoiar o candidato Artur Neto no segundo turno. “Eu poderia muito bem dizer que, pela bancada feminina, iria apoiar a candidata Vanessa. Mas eu caminhei no primeiro turno com o candidato Artur Neto. Eu analisei as propostas. Excluindo o gênero, a meu ver, ele apresentou as melhores propostas. Vou aderir à campanha dele. A essa altura eu prefiro analisar os projetos”. Já Socorro Sampaio, que apoia Vanessa, enxerga com otimismo a possibilidade da senadora ser eleita prefeita. “Isso mostra que as mulheres estão preparadas para estar em qualquer função.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar