Com o objetivo de alavancar o turismo corporativo e consolidar seus principais destinos turísticos, como Bogotá, Cartagena, San Andrés, Santa Marta e Nuquí, que vêm conquistando cada vez mais turistas brasileiros e viagens de negócios, a Colômbia, através da Proexport, entidade promotora do turismo internacional, investimentos, exportações e imagem do país, participa da Abav, onde contará, em seu estande (Estande 4 – Pavilhão 2), com empresas colombianas de setores ligados à hotelaria, operadoras de turismo e aviação.
O grupo é composto pelas operadoras de turismo All Reps, Contactos, Gema Tours, Panamericana de Viajes, Aviatur e Operador Grand House; pela companhia aérea Avianca; pelos hotéis Decameron, Hoteles Dann Cartagena, Global Hotels, Hotel Cocoplum Beach, Hotel Monterrey, Cosmos 100 Hotel, GHL Hoteles; pela entidade regional Organización Dann Limitada e pelos birôs de Bogotá e Medellín, além da empresa MFQ Mayoristas.
“Estamos preparados para atender todas as necessidades de empresas brasileiras interessadas em fazer negócios na Colômbia e também incrementar o turismo de férias”, afirma o cônsul comercial e diretor da Proexport Colômbia no Brasil, Carlos Rodríguez.
“A Feira das Américas é, sem dúvida, o mais importante evento de turismo da América Latina, e oferece a toda a cadeia setorial, anualmente, a oportunidade de estar em comunicação direta com seu público-alvo e de promover novas parcerias e negócios. A Colômbia considera importante marcar sua presença e vem participando há vários anos do evento, sempre despertando grande interesse no público visitante”, completa Rodríguez.
Quem visitar o estande da Proexport Colômbia não verá apenas, traduzidos em imagens, os encantos turísticos do país, mas também poderá apreciar um pouco da cultura do país, através da presença de um artesão e do tradicional café colombiano servido através de receitas variadas.
Segurança é enfatizada para quem vai conhecer país da costa do Pacífico
Segundo Rodríguez, todo esforço e investimentos são feitos para mostrar ao mundo a “nova face” da Colômbia, hoje um dos destinos mais seguros da América do Sul – gera incremento dos negócios de turismo, com aumento do número de visitantes estrangeiros ao país. Em cinco anos, o número de visitantes dobrou e a expectativa é superar dois milhões de visitantes estrangeiros em 2008.
Em 2007, informa Rodríguez, chegaram ao país 1,3 milhão de turistas estrangeiros e em junho de 2008 esse número já havia sido ultrapassado. Do Brasil, a Colômbia recebeu, em 2007, 31,7% turistas a mais que em 2006. O setor de hotelaria vem recebendo novos investimentos, que devem crescer 189% até o final de 2009, em relação a 2007.
O país recebe mais de US$ 500 milhões em investimentos de grupos nacionais e estrangeiros para a implantação de novos hotéis. O crescimento do número de turistas estrangeiros deve-se, especialmente, à expansão do turismo corporativo, sustentado por centenas de congressos e seminários, organizados anualmente. Nesse segmento, viagens de incentivo desempenham papel importante: em 2007, foram realizados 40 grandes eventos na Colômbia.
Solidez na economia
O diretor da Proexport explica que a economia sólida da Colômbia e a melhoria dos índices de segurança atraem investimentos de empresas brasileiras, como Votorantim, Gerdau, Vale, Odebrecht e Camargo Corrêa, entre outras, que já realizam fortes investimentos atraídas pelos incentivos fiscais das zonas francas uniempresarias da Colômbia. Os bons indicadores econômicos apresentados pela Colômbia, somados à sua localização estratégica na América Latina como plataforma de exportação (com saídas para dois oceanos e fácil acesso à América do Norte), favorecem a atração de cada vez mais investimentos estrangeiros ao país.







