O vice-presidente José Alencar afirmou que o número mais importante para o Brasil dentro do divulgado no PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre foi o da taxa de investimento, e deu pouca atenção para o crescimento do país em si.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que o PIB brasileiro no trimestre passado teve crescimento de 1,3%, ficando abaixo das previsões do ministro Guido Mantega (Fazenda), na casa dos 2%.
Porém, a formação bruta de capital fixo -número que aponta o nível de investimento no setor produtivo- teve alta de 6,5%, o segundo avanço seguido e o maior desde o primeiro trimestre de 2006.
“Essa coisa de ficar planejando o PIB a 2%, 1,5% ou 2,2% não é importante. O que é importante é que está acontecendo neste momento um grande volume de investimentos na área produtiva do Brasil, o que assegura crescimento de produção para o próximo exercício, assim como tem assegurado a geração de oportunidades de trabalho para os brasileiros”, disse Alencar após participar de um evento no Rio.
O vice-presidente ainda ressaltou que o desempenho do PIB brasileiro ainda foi melhor do que a da maioria dos países, mostrando que o país foi menos atingido pela crise financeira global.
“A situação do Brasil, tendo em vista a crise internacional, que obviamente não poderia deixar de nos afetar, é privilegiada. Todos os povos do mundo inteiro admiram o que está acontecendo no Brasil”, apontou Alencar.
Nível de investimento é a principal notícia no 3º trimestre, diz Alencar
Em: 13 de dezembro de 2009
O vice-presidente José Alencar afirmou que o número mais importante para o Brasil dentro do divulgado no PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre foi o da taxa de investimento, e deu pouca atenção para o crescimento do país em si
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Tecnologia transforma a experiência da fé no Brasil
22 de setembro de 2026

79% das PMEs não definiram migração no Simples, aponta Omie
22 de setembro de 2026

Brasileirão é a décima liga com mais estrangeiros entre as principais do mundo
22 de setembro de 2026


IA cresce em pequenas empresas, mas dados limitam resultados
22 de setembro de 2026

Ônibus voltam a circular em Manaus após paralisação por atraso no pagamento
22 de setembro de 2026

