RIO (RJ) – Uma parceria entre a brasileira ATG (Americas Trading Group) e a norte-americana Nyse Technologies, que opera a Bolsa de Valores de Nova York, criou uma plataforma eletrônica de negociações de ações de empresas brasileiras no exterior.
Na prática, trata-se de um software com tecnologia da Nyse que funcionará como uma Bolsa de Valores.
A nova empresa, batizada de ATS (America Trade Sistem), operará com os papéis listados na BM&F Bovespa e com preço das ações da Bolsa brasileira.
A previsão é que o sistema comece a operar no final de 2013 ou início de 2014.
A ATS terá a brasileira ATG como controladora, com 80,10% do capital. A Nyse, por sua vez, terá 19,90%. Foram investidos US$ 100 milhões na constituição da companhia. As conversas levaram dois anos.
O objetivo é que mais investidores estrangeiros tenham acesso às ações de empresas brasileiras.
A plataforma pretende ser mais ágil e contribuir para a liquidez do mercado. Atualmente, o Brasil tem muitos investidores concentrados em poucas ações, como as da Vale e da Petrobras.
O diretor-executivo da ATG, Arthur Machado, diz que a nova empresa não pretende competir com a Bovespa. A ideia é que a plataforma seja complementar à que já existe no Brasil.
Em seus cálculos, o mercado de ações no Brasil teria condição de aumentar de 10% a 15% sua demanda com a nova plataforma. Esse número seria alcançado após o primeiro ano do sistema, estimou ele.
“Há um desejo de mais negociações na Bolsa brasileira e permitir aos clientes isso seria, no fim das contas, concorrência com a Bovespa. Por outro lado, aumentar a liquidez é aumentar o tamanho do bolo a ser repartido depois”, afirmou Machado, durante a apresentação da empresa, em um hotel da zona sul do Rio de Janeiro.
A nova Bolsa ainda não está regulamentada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). De acordo com o Machado, o ano que vem será dedicado a reuniões com o órgão regulador sobre o assunto.
Bovespa
O diretor disse que ainda não há um acordo com a BM&F Bovespa sobre a utilização do chamado “clearing”, que é o sistema de compensação das transações de compra e venda.
Esse sistema funciona como o de um banco: os clientes fazem as transações e uma área da instituição autentica e transfere os valores.
Sem o acesso a esse sistema, seria impossível à nova plataforma se tornar operacional. Machado disse que a partir de agora a companhia irá negociar com a Bolsa brasileira o acesso ao sistema.
Nyse e ATG criam plataforma para negociar ações do Brasil no exterior
Em: 6 de novembro de 2012
RIO (RJ) – Uma parceria entre a brasileira ATG (Americas Trading Group) e a norte-americana Nyse Technologies, que opera a Bolsa de Valores de Nova York, criou uma plataforma eletrônica de negociações de ações de empresas brasileiras no exterior
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Espetáculo ‘Clássicos da Broadway’ chega ao Teatro Amazonas com talentos locais
13 de junho de 2025

‘Marcha para Jesus’ altera trânsito e rotas de ônibus em Manaus neste sábado
13 de junho de 2025

Exportações de ferronióbio para a China se destacam em maio no Amazonas
12 de junho de 2025


Seduc lança novo PSS com 669 vagas para gestores escolares
12 de junho de 2025

Produção de bicicletas no Polo de Manaus ultrapassa 31 mil unidades
12 de junho de 2025

Voluntários fazem mutirão para limpar igarapé no São Raimundo neste sábado
12 de junho de 2025