16 de outubro de 2024

O milagre dos pães

Durante dois dias, panificadoras e panificadores irão comemorar o Dia Mundial do Pão repetindo um feito de Jesus.

Dia 16, quarta-feira, é o Dia Mundial do Pão. A data foi instituída em 2.000 pela União dos Padeiros e Confeiteiros de Nova Iorque e desde então se espalhou pelo mundo.

Em Manaus, as comemorações começaram ontem, 15, com um evento organizado pelo Sindpam (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Amazonas), no Senai (av. General Rodrigo Otávio, n° 2394 – Distrito Industrial).

“A programação é diversificada e combina tradição, inovação e solidariedade”, falou Zeina Russo, presidente do Sindpam.    

O grande destaque do evento será a produção de um dos ícones da culinária manauara, o X-Caboquinho, com dez metros de comprimento. Também acontecerão a Feira de Produtos Artesanais, a exposição fotográfica ‘A história do pão’, e o Salão de Exposição de Produtos e Serviços, além de palestras, oficinas e workshops.

“Teremos, ainda, a realização de duas campanhas de solidariedade. Parte dos recursos gerados com as vendas que acontecerem nesses dois dias será destinada a duas importantes causas: o ‘SOS Ribeirinhos’, que apoiará as comunidades ribeirinhas da Amazônia, afetadas pela maior seca em décadas. A campanha destinará recursos para a compra de suprimentos; e o ‘Pão Solidário’, que distribuirá pães e alimentos para famílias do Rio Grande do Sul, que sofrem com as recentes enchentes”, disse.

“O pão é símbolo de partilha, e queremos que essa mensagem se reflita nas nossas ações solidárias. É uma oportunidade única para o público mergulhar na cultura panaderil e, ao mesmo tempo, colaborar com ações de ajuda humanitária que farão a diferença para centenas de famílias brasileiras”, completou.

Atualmente o Sindpam reúne 54 associados, entre os quais estão grandes panificadoras da cidade como Panificadora Conde do Pão, Panificadora e Confeitaria Serpan, Panificadora Lindopan, Casa de Pães, Cinthia, Panificadora Eliza. O Sindicato calcula em cerca de 1.500 as panificadoras legalizadas e mais de 2.000 as informais, em Manaus.

 

Diversas atividades

“Pretendemos, com esse evento, destacar a força do setor panificável em Manaus e no Brasil, um dos maiores produtores e consumidores de pão no mundo. Como um dos ícones de nossa culinária é o X-Caboquinho, resolvemos preparar um, gigante, ao vivo, para o público apreciar. O sanduíche tradicional de Manaus, feito com pão francês, queijo coalho, tucumã e banana frita, será feito por mestres panificadores da cidade e estará disponível para degustação”, adiantou.

E não faltará a mesa farta de pães e pastas, que são a característica principal das realizações do Sindpam.

Outra inovação será a Feira de Produtos Artesanais reunindo panificadoras e pequenos produtores locais e exibindo produtos que resgatam receitas tradicionais e incluem tendências como pães de fermentação natural e opções sem glúten. Queijos, geleias, bananas fritas, carnes e outros acompanhamentos que combinem com pães estarão presentes na Feira.

“Queremos mostrar como o pão, que é um alimento tão presente no dia a dia, pode ser reinventado e adaptado a diferentes culturas e demandas nutricionais”, explicou Zeina.

O Salão de Exposição de Produtos e Serviços será direcionado para a indústria da panificação, confeitarias, cafés regionais, cafeterias e similares.   

Já as palestras, oficinas e workshops, serão voltados tanto para o público em geral quanto para profissionais da área de panificação. Especialistas do setor vão abordar temas como sustentabilidade na produção de pães, novas tecnologias de fermentação e o futuro da panificação artesanal.

“Nosso objetivo é não apenas celebrar o pão, mas também capacitar profissionais e entusiastas para que possam contribuir com um mercado cada vez mais qualificado”, revelou.

Na exposição fotográfica “A história do pão” será mostrada a evolução do pão ao longo dos séculos, destacando sua relevância cultural e histórica em diferentes sociedades.

O grande destaque do evento será o X-Caboquinho, com dez metros de comprimento
O grande destaque do evento será o X-Caboquinho, com dez metros de comprimento

Distribuição de pães

Para quem é apaixonado por pão, nos dois dias do evento, das 16h às 20h, haverá distribuição gratuita de pães para todos os visitantes. Essa ação será realizada em parceria com as 14 panificadoras que lá estarão presentes: Panificadora Tropical, Padaria Lisboa, Panificadora Cristal, Rio Maracanã Panificadora, Requinte Pães e Tortas, Modelinho Panificadora e Confeitaria, Flex Pan, Frank Pan, Rio Negro Pães & Conveniência, Toni Pan, Panificadora Barcelona, Mestre do Pão, Leste Pan, Brioche Casa de Delícias.

“É uma forma de celebrar o pão em sua essência e promover a partilha entre os participantes. Venha garantir o seu e experimentar sabores únicos preparados especialmente para a ocasião”, concluiu.

A entrada para a celebração do Dia Mundial do Pão é gratuita. Para participar da programação técnica (palestras, oficinas e workshops), é necessário se inscrever previamente ou comparecer diretamente ao local, sujeito à disponibilidade de vagas.

Informações e inscrições: Instagram, @sindpamam.

Pães e pastas, característica principal das realizações do Sindpam
Pães e pastas, característica principal das realizações do Sindpam

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar