A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) anunciou na terça-feira que mantém suas previsões de consumo de petróleo para 2009 em uma queda de 1,9% e para o ano de 2010, em crescimento de 0,6%.
Segundo o relatório do mercado petroleiro correspondente ao mês de agosto, emitido hoje, em Viena, pela OPEP, os analistas do grupo estimam que o consumo petroleiro cairá este ano em 1,65 milhão de barris diários (mb/d), para 83,91 mb/d, enquanto subirá em 500 mil barris diários no próximo ano, para 84,41 mb/d.
Estas previsões continuam estáveis em relação ao mês anterior, apesar da queda “em massa” do consumo de petróleo nos Estados Unidos, o que foi contrabalançado pelos crescentes aumentos na China e na Índia. Após uma “devastadora queda” do consumo de petróleo na China no primeiro trimestre do ano, o gigante asiático retomou a alta em junho, destacam os analistas da Opep.
Para 2010, as autoridades do segundo maior consumidor energético do mundo esperam um aumento do consumo petroleiro de 0,3%, ou seja, 250 mil barris diários, indica a Opep.
Na Índia, a demanda de petróleo registrou “um aumento significativo” nos últimos meses, com um crescimento anualizado de 13,6% em junho, comparado ao 0,6% em maio, afirma o relatório.
Nos países industriais, a demanda cairá este ano em cerca de 1,88 mb/d, enquanto, nos outros países, crescerá em 0,24 mb/d, o que, no final, estabelece uma queda global de aproximadamente 1,65 mb/d.
No primeiro semestre do ano, a demanda de petróleo caiu em 2,7 mb/d, enquanto, para segunda metade do ano, a OPEP espera um arrefecimento da queda, até 600 mil barris diários.
O crescimento da demanda petrolífera em 2010 se deve, principalmente, aos países emergentes como China, Índia, Oriente Médio e América Latina.
A maior parte do aumento ocorrerá nos setores industriais, de transporte e petroquímico, afirmam os analistas do grupo de 12 países exportadores de petróleo.
Opep mantém previsões de consumo de petróleo para os anos de 2009 e 2010
Em: 12 de agosto de 2009
A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) anunciou na terça-feira que mantém suas previsões de consumo de petróleo para 2009 em uma queda de 1,9% e para o ano de 2010, em crescimento de 0,6%
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Com 11,4 milhões de passageiros, transporte aéreo cresce 2,5% em agosto
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Samba Manaus se aproxima da despedida
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Amazonas define representante para o maior campeonato de batalha de rima do Brasil
21 de setembro de 2026

Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama
21 de setembro de 2026

Petróleo fecha em queda com otimismo para oferta e negociações
21 de setembro de 2026