Oposição ataca Guido Mantega

Em: 27 de junho de 2013
Ministro da Fazenda esteve ontem com os deputados para uma audiência pública no parlamento
Ministro da Fazenda esteve ontem com os deputados para uma audiência pública no parlamento

Deputados da oposição fizeram duras críticas à política econômica do governo de Dilma Rousseff e um deles chegou a sugerir a demissão do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que compareceu ontem à Câmara para uma audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação.
Os parlamentares criticaram desde o baixo crescimento, a inflação alta, a falta de credibilidade das contas públicas, a atuação do BNDES e o aumento da dívida bruta do governo até a pequena entrada de turistas estrangeiros no país. A audiência durou mais quatro horas.
O deputado mais agressivo em suas críticas foi Rodrigo Maia (DEM/RJ) que afirmou que, se o governo fosse uma empresa privada, Mantega estaria demitido. Segundo ele, os problemas atuais do Brasil derivam de uma crise de confiança e não de uma crise internacional.
“A crise tem nome e sobrenome: chama-se Dilma e chama-se Guido Mantega”, afirmou.
O ministro rebateu as críticas dizendo que, durante seu mandato, a inflação sempre ficou dentro do limite superior previsto no regime de metas.
Ele disse que não há manipulação das contas públicas e que todas as operações do Tesouro são feitas dentro da legalidade e publicadas no “Diário Oficial” da União. Mantega afirmou ainda que o crescimento menor é reflexo da crise internacional e ironizou a crítica de Maia.
“O deputado Rodrigo Maia ignora a crise. Eu gostaria que não tivesse crise. Esse é o mundo do deputado Rodrigo Maia”, rebateu.

Demissão

O ministro citou ainda o bom desempenho do mercado de trabalho, com baixa taxa de desemprego e aumento da renda. Questionado sobre os boatos sobre sua possível demissão, Mantega disse que não passam de fofocas de pessoas que querem enfraquecer o governo.
“Num momento de turbulência [internacional], você colocar suspeitas sobre a equipe econômica é aumentar a turbulência”, disse.
Deputados da base aliada, como o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), e Zeca Dirceu (PT/PR), fizeram coro aos argumentos de Mantega. “Talvez esse “frisson” seja por conta da disputa [eleitoral] de 2014, mas o nosso governo está seguro”, disse Guimarães.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar