A Polícia Rodoviária Federal identificou antes de qualquer pessoa ou instituição o perigo que representava o completo recapeamento da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista.
Os motoristas passaram a desenvolver maior velocidade, ultrapassar de forma equivocada, dar menos atenção aos perigos.
Não por acaso, a fiscalização foi intensificada. O posto desativado no quilômetro 117, logo após Presidente Figueiredo, foi reativado e as medidas educativas adotadas, principalmente as multas por infrações que parecem de somenos importância, mas podem ceifar vidas, como deixar de usar o cinto de segurança no banco traseiro e transportar passageiros a mais do que a capacidade do veículo.
Manaus foi sacudida nos últimos dias com a notícia do desaparecimento de um casal, que vinha de Boa Vista acompanhado do filho pequeno. O que era apreensão em torno de algum acontecimento violento transformou-se ontem na constatação de que algo aconteceu na pilotagem do carro que os conduzia, encontrado submerso em um lago à beira da pista.
De fato, o manauara não está acostumado a conduzir veículos por uma estrada tão longa – mais de 720 quilômetros – bem conservada. Nos últimos anos quem se dirigia a Boa Vista dedicava atenção total às normas de segurança, especialmente na reserva waimiri-atroari, onde a pista apresentava as maiores deformações.
Pois foi justamente neste trecho, hoje totalmente recapeado – um convite à velocidade – que se deu o acidente fatal, muito provavelmente ocasionado por uma manobra de emergência que conduziu o veículo para fora da pista, em direção ao lago que acabou servindo de túmulo provisório para a jovem família.
A tão reclamada reforma da pista demanda hoje dos motoristas muita prudência para evitar acontecimentos semelhantes. Afinal, o intenso movimento comercial entre as duas cidades exige que profissionais das mais diversas áreas usem a estrada como meio mais econômico e rápido para atender a chamadas de negócios, como foi o caso do pai de família que infelizmente perdeu sua vida e a dos dois familiares de forma trágica e inesperada.
Os perigos nas novas estradas do Amazonas
Em: 30 de outubro de 2013
A Polícia Rodoviária Federal identificou antes de qualquer pessoa ou instituição o perigo que representava o completo recapeamento da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Alunos do Amazonas se preparam para Olimpíada Internacional de Matemática
14 de fevereiro de 2025

Salário médio no Amazonas fica abaixo da média nacional e é o 21º do País, aponta IBGE
14 de fevereiro de 2025

Brasil vende mais de 133 bilhões de litros de combustíveis em 2024
14 de fevereiro de 2025

Zona Franca de Manaus e Suframa são homenageadas pela Fecomércio-AM
14 de fevereiro de 2025

Hemoam abre inscrições para Programa de Iniciação Científica
14 de fevereiro de 2025

Chuvas intensas ocorrerão durante todo o dia em Manaus nesta sexta-feira
14 de fevereiro de 2025

Governo federal anuncia gratuidade dos 41 medicamentos no Farmácia Popular
14 de fevereiro de 2025

Amazonas é um dos estados com os menores índices de desemprego, revela IBG
14 de fevereiro de 2025