O otimismo do brasileiro subiu 2,1% em agosto ante julho e atingiu o maior nível desde 2001, informou a CNI (Confederação Nacional da Indústria). Segundo a entidade, o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor) atingiu 119,3 pontos em agosto. Valores acima de 100 indicam expectativa positiva.
Em relação a julho, o indicador que avalia o sentimento do consumidor em relação aos fatores que influenciam sua disposição para ir às compras aumentou 2,1%. Em julho, o Inec havia ficado em 116,8 pontos.
Segundo a entidade, a pontuação alcançada no mês passado foi a maior da série histórica do Inec iniciada em 2001, o que, de acordo com o documento, “mostra que o consumidor brasileiro está especialmente otimista”.
O crescimento em agosto na comparação com o mês anterior foi principalmente pela melhora das percepções dos entrevistados em relação ao desemprego e à inflação, duas das variáveis que compõem o índice.
Segundo a CNI, o resultado foi puxado pelas expectativas de queda do desemprego e da inflação. O indicador que mede a evolução do desemprego para os próximos seis meses teve alta de 8,6% em agosto, atingindo o maior valor da série histórica. Segundo os métodos estatísticos da CNI, quanto mais alto for esse valor, mais ele indica a redução do desemprego e aumento de contratações com carteira assinada.
Já o otimismo dos entrevistados em relação à inflação subiu 8% em agosto ante julho, o que indica aumento da quantidade de consumidores que esperam uma redução do ritmo de alta dos preços.
“A trajetória recente dos preços aumentou o otimismo dos consumidores”, afirma a nota.Além disso, a visão dos entrevistados quanto à situação financeira progrediu 0,7%, assim como a propensão a realizar compras de bens de maior valor, cuja variação foi de 0,8%.
Por outro lado, tanto a variável que mede a expectativa de aumento na renda quanto a que se refere ao endividamento apresentaram piora de 1% em agosto.
Segundo a CNI, os dados revelam que menos consumidores esperam conseguir aumento de salário nos próximos meses, assim como menos entrevistados conseguiram reduzir suas dívidas no período avaliado. O questionário foi aplicado a 2.002 pessoas entre os dias 18 e 21 de agosto.
Otimismo do brasileiro cresce 2,1%
Em: 3 de setembro de 2010
O otimismo do brasileiro subiu 2,1% em agosto ante julho e atingiu o maior nível desde 2001, informou a CNI (Confederação Nacional da Indústria). Segundo a entidade, o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor) atingiu 119,3 pontos em agosto
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Caixa inicia nesta quarta, o calendário de aditamento do Novo Fies
15 de janeiro de 2025
Empresários da Amazônia buscam protagonismo na COP30
15 de janeiro de 2025
Secretaria anuncia retomada das obras na Feira Manaus Moderna
15 de janeiro de 2025
Inmet alerta para perigo de chuvas intensas em áreas do Norte nesta quarta-feira (15)
15 de janeiro de 2025
Governo pretende manter isenção para até dois mínimos no IR em 2025
14 de janeiro de 2025