A desvinculação dos PACs (Pronto Atendimento ao Cidadão) da Ouvidoria do Estado e sua vinculação à Seas (Secretaria de Ação Social) foi proposta ontem pelo deputado Francisco Souza (PSC), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas.
Após exercer o cargo de ouvidor-geral por dois anos, o deputado está convicto de que essa é a melhor alternativa para fazer com que a Ouvidoria possa exercer a função para a qual foi criada: entre outras, da promoção da defesa dos princípios da legalidade, legitimidade, impessoalidade e moralidade.
Requerimento com oito assinaturas de deputados foi apresentado por Souza, que pede a criação de uma comissão composta por profissionais de notável experiência na administração pública para a elaboração de um anteprojeto de lei, para que o próximo governador eleito (2011 a 2014) possa implementar uma nova organização, estabelecendo diretrizes para uma reforma administrativa na Ouvidoria Geral do Estado.
Segundo o deputado, a defesa da garantia de direitos e prerrogativas do cidadão ficou a encargo das Seas, que é justamente o que faz hoje o PAC. “A Seas já administra outro programa muito semelhante ao PAC, que é o Pronto Atendimento Itinerante, o PAI, que poderá ser fortalecido com a transferência de competência da gestão do PAC”, disse Souza, lembrando que hoje existem oitos PACs implantados no Estado, sendo seis na capital e dois no interior, em Manacapuru e Parintins.
O PAC Parintins, de acordo com o deputado, inaugurado no dia 4 de julho deste ano, superou 300 mil atendimentos, pois é referência para o Baixo-Amazonas.
O pronunciamento de Francisco Souza recebeu apoio dos deputados Adjuto Afonso (PP) e Wanderley Dallas (PMDB). Segundo Adjuto, que também assinou o requerimento, ao ser subordinado à Seas os PACs vão funcionar melhor e as ações vão fluir com mais rapidez, uma vez que as atividades sociais são ligadas ao órgão (Seas).
Dallas, além de parabenizar a iniciativa de Souza, assegurou que a indicação vai beneficiar as comunidades do interior do Estado.
PACs poderão ser administrados pela Seas
Em: 9 de setembro de 2010
A desvinculação dos PACs (Pronto Atendimento ao Cidadão) da Ouvidoria do Estado e sua vinculação à Seas (Secretaria de Ação Social) foi proposta ontem pelo deputado Francisco Souza (PSC), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026