A Padaria Lisboa e sua marca Butique dos Pães representaram a cidade de Manaus em dois eventos nacionais que premiam destaques no setor de panificação, fechando o ano em alta. Em outubro passado a empresa recebeu o Prêmio Rich’s 100 Melhores Padarias do Brasil (este é o terceiro ano consecutivo) e em novembro, o Baker Top 2013, ambos criados por publicações especializadas no segmento de panificação.
A Padaria Lisboa foi fundada em 1985 pelo pequeno empresário João Rodrigues que explica “começamos como um pequeno mercadinho, vendendo de tudo. A padaria mesmo, era tocada de forma tímida, fornecendo para pequenos comércios do bairro, até que decidi por apostar em um só setor.”
Depois de tempos difíceis a empresa resolveu impor mudanças significativas no ano de 2005, como capacitação de pessoal e compra de maquinários “Os treinamentos e cursos de qualificação e capacitação, nos fizeram crescer. É só lembrar que começamos com meia saca de farinha de trigo e hoje temos equipamentos que podem produzir a nível industrial,” conta o empresário.
Segundo o proprietário, inovar foi o que deu destaque à Lisboa “oferecemos ao cliente a possibilidade de montar seus pratos com o auto serviço em frios e quentes, temos ambiente climatizado, preços acessíveis mesmo em produtos refinados e atendemos bem e com rapidez, sem filas,” resume João Rodrigues. Entre as recentes mudanças, está a abertura de duas unidades de embalagens para viagem que dinamizam o atendimento, principalmente na enorme demanda dos fins de semana.
Um dos fatores do reconhecimento da padaria está na participação efetiva em congressos e feiras do segmento, como o Propan (Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação, que atua junto às empresas oferecendo treinamentos e consultorias), como explica o empresário “o Propan e outros programas foram o que impulsionaram o negócio. À partir dos treinamentos, perdemos o medo de investir.”
O setor de panificação tem milhares de padarias que se encaixam nos critérios estabelecidos pelas normas da categoria e estar entre as 100 melhores representa o grande esforço das empresas na aplicação de conhecimento de gestão e tecnologia. Para o empresário manauara “a Lisboa está nesse ranking por sua tradição aliada a modernidade. Estamos sempre buscando melhorias na gestão e atendimento. Hoje contamos com cerca de 50 colaboradores, da produção aos caixas, incluindo nutricionistas.”
Ainda contando com mais crescimento e inovação, João Rodrigues aposta alto “para crescer fisicamente iremos ampliar nossa loja. E como negócio, estamos estudando para o próximo ano, trabalharmos como franquia. Esperamos abrir cinco unidades em outros bairros e shoppings de Manaus.”
Para o empresário, apostar em franquia representa vantagens e pode apontar para o futuro de vários segmentos de comércio e serviço “as franquias representam garantia de venda, produção e fornecimento. A marca se torna mais conhecida e os franqueados tem parcerias reconhecidas,” afirma Rodrigues.
Os prêmios
O prêmio Rich’s 100 Melhores Padarias do Brasil avalia os melhores fornecedores de produtos e serviços para padarias, tendo destaque as categorias Melhores Padarias; Padaria Tradição e Padaria Revelação.
Também foram indicados: Padeiro do Ano, Padeiro Revelação e o Padeiro Destaque. Já o Baker Top analisou histórico, desafios, inovações e ações que a empresa desenvolveu ao longo do ano.







