Em discurso na favela de Varginha com forte conteúdo social e mensagens políticas, o papa Francisco disse que a “pacificação” não será permanente em uma “sociedade que abandona na periferia parte de si mesma”. Ele exortou ricos e dirigentes políticos a saber “dar a sua contribuição para acabar com tantas injustiças sociais”.
“Nenhum esforço de ‘pacificação’ será duradouro, não haverá harmonia e felicidade para uma sociedade que ignora, que deixa à margem, que abandona na periferia parte de si mesma. Uma sociedade assim simplesmente empobrece a si mesma; antes, perde algo de essencial para si mesma”, discursou Francisco.
“A medida da grandeza de uma sociedade é dada pelo modo como esta trata os mais necessitados, quem não tem outra coisa senão a sua pobreza!”, completou.
O uso da palavra “pacificação” é uma referência às UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora), projeto do governo do Rio para diminuir a violência.
Dirigindo-se aos ricos, dirigentes e “a todas as pessoas de boa vontade comprometidas com a justiça social”, Francisco fez um apelo: “Não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e mais solidário! Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo! Cada um, na medida das próprias possibilidades e responsabilidades, saiba dar a sua contribuição para acabar com tantas injustiças sociais!”
“Não é a cultura do egoísmo, do individualismo, que frequentemente regula a nossa sociedade, aquela que constrói e conduz a um mundo mais habitável, mas sim a cultura da solidariedade; ver no outro não um concorrente ou um número, mas um irmão.”
Papa diz que é preciso foco na periferia
Em: 26 de julho de 2013
Em discurso na favela de Varginha com forte conteúdo social e mensagens políticas, o papa Francisco disse que a “pacificação” não será permanente em uma “sociedade que abandona na periferia parte de si mesma”
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
85% dos acordos salariais em 2024 tiveram correção acima da inflação
23 de janeiro de 2025
Centro Cultural dos Povos da Amazônia: Uma viagem à riqueza cultural da região
23 de janeiro de 2025
Uso de cheque desaba 95% em 30 anos no Brasil; em 2024, queda foi de 18,4%, diz Febraban
23 de janeiro de 2025
Prouni 2025: inscrições começam nesta sexta-feira
23 de janeiro de 2025
Senado pode votar em 2025 volta da obrigação de extintores em carros
23 de janeiro de 2025
Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025
23 de janeiro de 2025
Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo
23 de janeiro de 2025