Por meio do Nudem (Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher), a DPE-AM (Defensoria Pública do Estado do Amazonas) firmou um acordo de cooperação técnica com o Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), a ABRH-AM (Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Amazonas) e o Grupo de Mulheres do Brasil, com o objetivo de levar educação em direitos para o enfrentamento da violência de gênero dentro do Polo Industrial de Manaus.
O termo foi assinado na última quinta-feira (22.6), na sede do Cieam, em Manaus, e contou com a presença da subdefensora geral, Manuela Veiga Antunes, e da defensora pública Caroline Braz, do Nudem. Estiveram presentes também o diretor do Cieam, Lúcio de Oliveira, a presidente da ABRH-AM, Silvana Aquino, e a representante do Grupo Mulheres do Brasil, Fabiana Souza.
“A Defensoria vai atuar na condução de palestras informativas sobre direitos das mulheres no âmbito das fábricas e indústrias localizadas no Polo Industrial de Manaus, a fim de prestar orientação e atendimento jurídico e psicossocial às industriárias que assim o desejarem”, explicou a subdefensora-geral.
Para a defensora Caroline Braz, o projeto é uma oportunidade de levar informação e educação em direitos às trabalhadoras e trabalhadores nas indústrias, na capital. “Queremos atuar na prevenção, na raiz do problema e isso se dá por meio de conhecimento dos direitos. Esse projeto tem um significado pessoal, porque, a partir do momento em que nós levarmos informação para essas mulheres, vamos possibilitar que elas tenham consciência se estão ou não em um ciclo de violência e terem oportunidade de mudarem suas rotas”, disse. As ações iniciam a partir do mês de julho.