Com o objetivo de evitar o aumento do desmatamento provocado pela produção pecuária na região amazônica, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que está sendo elaborado um projeto para a implantação da guia eletrônica de transporte animal. O mecanismo tornará mais eficaz a fiscalização da procedência dos animais e a sua localização. As informações poderão ser obtidas pelos fiscais federais de uma base de dados via satélite.
“O projeto deve estar pronto nos próximos 90 dias e a fase de implantação será até o fim do ano. Então se iniciaria, efetivamente, essa idéia do desmatamento zero”, afirmou.
Segundo o ministro, a guia eletrônica, que mostra de onde está saindo o gado, só será fornecida a pecuaristas que tiverem feito o georreferenciamento –mapeamento exato das terras de suas propriedades. “Assim, os produtores que estiverem desmatando no Bioma Amazônico não terão mais direito à guia, os frigoríficos não poderão abater (o gado) e o produto não terá permissão para ser exportado”, disse Stephanes.
Além de instrumentalizar as ações para o fim do desmatamento na Amazônia, o ministro disse que também solicitou ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) uma análise de como estão sendo utilizadas as áreas desmatadas. Com isso, será possível saber se as causas estão relacionadas ao avanço da pecuária, da retirada de madeira, de carvoaria ou assentamentos Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
Pecuária na Amazônia terá guia eletrônica para fiscalizar transporte de animais
Em: 25 de junho de 2009
Com o objetivo de evitar o aumento do desmatamento provocado pela produção pecuária na região amazônica, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Bancários rejeitam proposta da Caixa e mantêm greve nacional
12 de setembro de 2026

Fachin decide que plenário do STF julgue na terça (15) apenas Alexandre de Moraes
12 de setembro de 2026

PF aponta cobranças de Flávio a Vorcaro por filme Dark Horse
12 de setembro de 2026

Inflação oficial de agosto fecha em -0,32%, menor taxa em quatro anos
11 de setembro de 2026

Amazonas confirma três casos de sarampo; outros dois são investigados
11 de setembro de 2026


Flávio Bolsonaro reforça compromisso com Professora Maria pelo desenvolvimento do Estado
11 de setembro de 2026

Orquestra de Câmara do Amazonas apresenta concerto “Barroca” neste sábado
11 de setembro de 2026