As micro e pequenas empresas geraram em fevereiro mais de 74 mil vagas de emprego, representando cerca de 60% dos 123,4 mil postos criados pelo setor produtivo do país. Com esse resultado, a geração de postos de trabalhos pelos pequenos negócios registrou um crescimento de 56% do primeiro para o segundo mês do ano: o saldo líquido de novos empregos nos empreendimentos de micro e pequeno porte saltou dos 47,5 mil, em janeiro, para 74,3, em fevereiro.
As informações são do estudo mensal que o Sebrae elabora com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, esses números confirmam uma tendência de crescimento da economia brasileira neste ano. “Fevereiro é um mês com poucos dias úteis. Ter quase dobrado o número de contratações no mês mais curto do ano é um ótimo sinal”, declara Barretto.
O setor serviços foi responsável pela criação de mais da metade dos empregos formais de fevereiro. Cerca de 47,5 mil postos de trabalho foram gerados por esse setor. Com 15,9 mil novas vagas, a Indústria ficou em segundo lugar, seguida pela Construção Civil, com cerca 11,3 mil novos cargos. Apesar do setor da Indústria não ter sido entre os pequenos negócios o que mais gerou empregos no segundo mês do ano, ele continuou positivo em fevereiro, com um saldo de 16 mil postos.
Juntas, as micro, pequenas, médias e grandes empresas da Indústria geraram em fevereiro aproximadamente 32 mil vagas. Isso demonstra que o segmento continua em um processo de recuperação de empregos. “Esse crescimento mostra que as medidas adotadas pelo governo, como a desoneração da folha de pagamento, estão surtindo efeitos e aquecendo a economia”, afirma o presidente do Sebrae.
O Estado com maior número de empregos gerados no período analisado foi São Paulo, com 30 mil, seguido pelo Paraná, que contratou 9,5 mil pessoas, e por Minas Gerais, que criou quase seis mil postos de trabalho.
Pequenos geram mais da metade dos empregos
Em: 10 de abril de 2013
As micro e pequenas empresas geraram em fevereiro mais de 74 mil vagas de emprego, representando cerca de 60% dos 123,4 mil postos criados pelo setor produtivo do país
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026