17 de setembro de 2024

Pesquisa destaca perfil  do consumidor de shopping centers

Uma pesquisa conduzida pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) e Fronte Pesquisa,  mostra as preferências e comportamentos dos frequentadores dos centros de compras. Os dados divulgados por meio da sondagem  “O comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers”, traz um novo panorama sobre o perfil do novo consumidor.
 

O levantamento realizado com 4.300 brasileiros, aponta que 24% dos consumidores consideram a localização como o fator mais importante na escolha do empreendimento e 22% selecionam a partir do mix de lojas. O tempo médio de permanência é de 80 minutos e, em relação à motivação para visitar os shoppings, 43% vão pelas compras, 31% pelo lazer, 21% pela alimentação e 5% pelos serviços. Dentre as categorias preferidas, 58% costumam comprar calçados e 54% vestuário.

Na região Norte, o estudo  mostrou vários pontos relevantes para o comércio local, como: possui o percentual mais alto do público da geração Z (52%, contra média nacional de 43%); o percentual mais alto de público que realiza pagamentos das compras com PIX (64%, contra a média nacional de 52%); e o percentual mais alto do público que frequenta o shopping por motivos de serviços (11%, contra média nacional de 9%). 

Em Manaus, os dados estão alinhados aos índices nacionais da pesquisa. Por exemplo, a localização do shopping é um dos motivos que levam cerca de 21% dos amazonenses a frequentarem esses locais, seguido do mix de lojas 20%. O estudo constatou ainda que 2,5% é o número médio de shoppings visitados pelos frequentadores de Manaus. A média nacional é de 2,2% de shoppings visitados.

A grande maioria dos consumidores manauaras 53% chegam ao shopping em veículo próprio, transporte por app é a opção de 32%, já 9% de locomover por meio do transporte público. 

A companhia da família é a escolha de 67% dos consumidores quando visitam os shoppings. A ida com amigos de 23%, namorados (as) e noivos (as) é a companhia de 19%. Ao menos 18% vão sozinhos, e os colegas de trabalho 12%.

Entre os entrevistados, 73% respondeu que o diferencial em frequentar estes estabelecimentos é aproveitar para fazer várias coisas. A segurança do local é o diferencial de 70%, praticidade de 33%, lojas preferidas 23% e estacionamento é a opção de 14% dos entrevistados. 

Produtos como calçados estão entre os itens mais comprados por 57% dos consumidores, seguido de eletrônicos 49%, supermercados 40%, vestuário 38% e artigos para casa 32%.

Com relação aos meios de pagamento mais utilizados pelos manauaras nos shoppings estão Pix 66%. O uso do cartão de crédito é o meio de pagamento de 64% e o cartão de débito de 59%

Em Manaus: 45% dos consumidores que frequentam os shoppings  compram das duas maneiras, mas com maior volume em lojas físicas. 

Outro dado mostrou que 27% passeiam no shopping com o pet. Ao menos 45% utilizam o Wifi em shopping center.  O aplicativo de shopping no celular é utilizado por 43%. A pesquisa aponta ainda que 52% dos entrevistados seguem algum shopping. 59% costuma ir a eventos realizados em shopping center.

Para o presidente da Abrasce, quando consideramos apenas Manaus, entre os fatores para a escolha de um shopping aparecem: localização (21%), mix de lojas (20%) e serviços (13%). Em relação a esse último quesito, Manaus é a capital que mais frequenta shopping por motivo de serviços.  Entre as operações mais procuradas, pela ordem, estão: caixa eletrônico, agência bancária, lotérica, serviços de estética, laboratórios, clínica médica, petshop, assistência técnica e agência de viagem.

“Manaus é uma região super estratégica para o nosso setor e essa pesquisa traz dados super relevantes para colaborar com a estratégia de negócios dos empreendedores e de toda a cadeia varejista”, acrescenta Glauco Humai.

Glauco Huma: diferencial é aproveitar para fazer várias coisas

Perfil geral

Com relação ao novo perfil geral desse frequentador, a pesquisa indicou que 53% pertencem ao gênero feminino e 47% ao masculino. Sobre escolaridade, 56% responderam que cursaram o ensino superior, 38% o ensino médio e 6% o fundamental. As faixas etárias predominantes são: 30 a 44 anos (27%), 20 a 29 anos (26%), 45 a 59 anos (18%), 17 a 19 anos (17%) e 60 anos ou mais (12%). Em termos de renda, 34% dos respondentes disseram receber até 3 salários mínimos mensais (SM), 33% afirmaram receber entre 3,1 a 6 salários mínimos, 19% de 6,1 a 10 salários mínimos, 7% de 10,1 a 15 salários mínimos e 7% acima de 15 salários mínimos.

Segundo Glauco Humai, essa nova pesquisa traz um robusto conhecimento sobre as preferências e hábitos do novo frequentador de shopping e, com isso, é possível proporcionar melhores experiências e facilidades para o seu dia a dia. “Conhecer mais profundamente os frequentadores e captar seus sentimentos e percepções são atitudes fundamentais para o setor de shopping centers, que foi extremamente resiliente durante a pandemia e que agora está retomando com força total seu papel no cotidiano das pessoas, através de experiências e conveniências que permitem ao consumidor se sentir confortável, seguro e realizar todas as suas atividades em um único lugar”, comenta o executivo.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio

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