A Petrobras é a terceira Marca Brasileira Mais Valiosa de 2011, segundo pesquisa realizada pela Interbrand, líder mundial há mais de 30 anos em consultoria, estratégia e estudos de marcas, com escritórios em 40 países. O ranking foi anunciado ontem, durante evento realizado em São Paulo.
Esta é a quarta vez que a Petrobras figura entre os dez primeiros colocados do Ranking Interbrand. Em 2004, a Companhia ocupou o sexto lugar, em 2008, quando foram avaliadas empresas de toda América Latina, obteve a sétima colocação e em 2010 a terceira posição. O estudo que avalia as marcas brasileiras é realizado anualmente desde 2001 – com exceção dos anos de 2002 e 2009.
O gerente de Imagem Corporativa de Marcas da Petrobras, Eduardo Felberg, representou a Companhia durante o evento e destacou que “os rankings são importantes para mostrar que as marcas são ativos fundamentais para a gestão dos negócios de uma empresa. No entanto, para a gestão da marca como um ativo, mais do que a determinação de seu valor, o que importa é descobrir como ele é gerado dentro da companhia”.
O ranking é baseado em informações financeiras publicadas em 2011, referentes ao ano fiscal de 2010 e tem como critérios de participação das empresas: ser originária do Brasil; publicar informação financeira capaz de identificar a receita individual da marca; gerar EVA positivo (lucro intangível do negócio gerado); e ser amplamente reconhecida nos seus principais mercados.
As marcas são avaliadas como um ativo, tendo como base a previsão de receita que terão capacidade de gerar a longo prazo. Autenticidade, clareza, comprometimento, proteção, capacidade de resposta, consistência, diferenciação, relevância, presença e entendimento também são levados em conta para chegar ao resultado.
Petrobras é terceira Marca Mais Valiosa de 2011
Em: 10 de junho de 2011
A Petrobras é a terceira Marca Brasileira Mais Valiosa de 2011, segundo pesquisa realizada pela Interbrand, líder mundial há mais de 30 anos em consultoria, estratégia e estudos de marcas, com escritórios em 40 países
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Crise institucional prejudica debate eleitoral, avaliam entidades
13 de setembro de 2026

Dino: inquérito aponta desvio de emendas em SP e menciona ligação com o PCC e Frias
13 de setembro de 2026

Bancários rejeitam proposta da Caixa e mantêm greve nacional
12 de setembro de 2026

Fachin decide que plenário do STF julgue na terça (15) apenas Alexandre de Moraes
12 de setembro de 2026

PF aponta cobranças de Flávio a Vorcaro por filme Dark Horse
12 de setembro de 2026

Inflação oficial de agosto fecha em -0,32%, menor taxa em quatro anos
11 de setembro de 2026

Amazonas confirma três casos de sarampo; outros dois são investigados
11 de setembro de 2026
