A Petrobras informou ontem que assinou os contratos que concluem os procedimentos para o financiamento de US$ 10 bilhões junto ao CDB (China Development Bank, o BNDES chinês). O empréstimo já estava sendo negociado desde maio de 2009, após a assinatura de um acordo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita ao país asiático.
Segundo o acordo, o CDB vai liberar os recursos ao longo de 10 anos. A Petrobras disse em comunicado ao mercado que irá informar toda vez que realizar os saques dos recursos vindos desse empréstimo. Os recursos serão utilizados para financiar o plano de investimentos da estatal no período entre 2009 e 2013.
“Esse financiamento se tornou simbólico pelo valor financeiro envolvido e por representar uma nova fase de evolução das relações entre mercados de países em franco desenvolvimento”, informou no comunicado o diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa.
Além de fechar o acordo sobre o financiamento, a Petrobras ainda acertou contrato de fornecimento de petróleo por 10 anos para a Unipec Asia, uma subsidiária da gigante chinesa do petróleo Sinopec. Segundo o acordo, a estatal brasileira fornecerá 150 mil barris diários no primeiro ano de contrato, e 200 mil barris diários nos outros nove anos.
Petrobras faz financiamento de bilhões com banco chinês
Em: 5 de novembro de 2009
A Petrobras informou ontem que assinou os contratos que concluem os procedimentos para o financiamento de US$ 10 bilhões junto ao CDB (China Development Bank, o BNDES chinês)
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Senado pode votar em 2025 volta da obrigação de extintores em carros
23 de janeiro de 2025
Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025
23 de janeiro de 2025
Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo
23 de janeiro de 2025
Manaus é destaque como uma das melhores cidades para visitar na América Latina
23 de janeiro de 2025
Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro
22 de janeiro de 2025
Governo do Amazonas e TJAM avançam em parceria para ampliar regularização fundiária
22 de janeiro de 2025