Petroleiros anunciam paralisação por cinco dias a partir de segunda

Em: 23 de março de 2009
Os petroleiros filiados a 17 sindicatos ligados à FUP (Federação Única dos Petroleiros) podem entrar em greve de cinco dias a partir do primeiro minuto da próxima segunda-feira (23), paralisando a produção nas refinarias e terminais
Os petroleiros filiados a 17 sindicatos ligados à FUP (Federação Única dos Petroleiros) podem entrar em greve de cinco dias a partir do primeiro minuto da próxima segunda-feira (23), paralisando a produção nas refinarias e terminais

Os petroleiros filiados a 17 sindicatos ligados à FUP (Federação Única dos Petroleiros) podem entrar em greve de cinco dias a partir do primeiro minuto da próxima segunda-feira (23), paralisando a produção nas refinarias e terminais.
Os petroleiros alegam que a Petrobras não apresentou proposta para as principais reivindicações da categoria, entre elas, a manutenção dos empregos nas empresas que prestam serviços estatal e sobre a segurança e saúde no trabalho.
No último dia 19, sindicalistas ligados à FUP estiveram reunidos com representantes da empresa, mas não chegaram a um acordo.
Em entrevista Agência Brasil, o coordenador-geral da FUP, João Antônio de Morais, disse que a Petrobras não chegou nem apresentar uma proposta para solucionar os problemas de segurança e saúde dos petroleiros colaboradores.
Nos últimos dez anos, mais 100 petroleiros perderam a vida nas unidades da Petrobras em todo o país. Somente este ano já morreram dois trabalhadores, um dos quais na primeira plataforma do pré-sal (a P-34, no Espírito Santo) e a Petrobras insiste em manter uma política de segurança e saúde conservadora, na linha de jogar a culpa no trabalhador que morreu e não se abre discussão com os petroleiros, afirmou.
João Antônio de Morais garantiu que a categoria manterá em funcionamento os serviços de abastecimento de derivados população, a preservação dos equipamentos da Petrobras e o fornecimento de combustíveis para setores essenciais como hospitais, transporte público e Corpo de Bombeiros.
Procurada pela reportagem da Agência Brasil, a assessoria de imprensa da Petrobras informou que a empresa está aberta ao diálogo e negociação e espera um entendimento com os petroleiros antes de segunda-feira, quando terá início a greve.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar