O governo do Japão informou que o PIB (Produto Interno Bruto) do país caiu 3% no segundo trimestre em termos anualizados. Foi o pior resultado desde o terceiro trimestre de 2001 e superou a estimativa anterior, que mostrava uma queda de 2,4%.
Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, a economia mundial caiu 0,7%, de acordo com o governo, na revisão do relatório preliminar que tinha sido publicado no dia 13 de agosto.
Todos os indicadores foram negativos no segundo semestre, conseqüência, segundo o ministro da Economia, Kaoru Yosano, do desaquecimento econômico global e da alta dos preços das matérias-primas. A despesa de capital caiu 0,5 %, o investimento em moradia teve redução de 3,5%, as exportações caíram 2,5% e o consumo, que representa 55% do PIB japonês, recuou 0,5%.
No ano fiscal 2007, que terminou em 31 de março, o Japão tinha registrado um crescimento positivo de 1,5%, em seu sexto ano consecutivo de expansão econômica.
PIB registra queda de 3% no segundo trimestre
Em: 14 de setembro de 2008
O governo do Japão informou que o PIB (Produto Interno Bruto) do país caiu 3% no segundo trimestre em termos anualizados. Foi o pior resultado desde o terceiro trimestre de 2001 e superou a estimativa anterior, que mostrava uma queda de 2,4%
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Dino exige criação de código único para fiscalização de emendas parlamentares
9 de setembro de 2026

Ancelotti anuncia 26 convocados para amistosos da seleção brasileira
9 de setembro de 2026

Roupas lideram intenção de compra na Black Friday 2026, aponta estudo
9 de setembro de 2026

Combustíveis e agricultura familiar recebem quase R$ 7 bi em créditos
9 de setembro de 2026

Lula pede quebra completa de sigilo do caso Master “doa a quem doer”
9 de setembro de 2026

Mendonça solta ex-procurador do INSS indiciado por desvios
9 de setembro de 2026

Dinheiro esquecido nos bancos sobe para R$ 5,65 bilhões
9 de setembro de 2026
