O vice-governador do Amazonas, José Melo, assegurou que o Plano Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, lançado na última sexta-feira, 20, envolverá todas as áreas de atuação e políticas públicas mantidas pelas administrações estadual, federal e municipal. A mobilização, coordenada pela Seas (Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania), pretende intensificar ações e parcerias nos próximos quatro anos, com foco principal no combate ao turismo sexual.
“O plano será uma espécie de grande guarda-chuva social porque as nossas políticas não funcionam isoladamente, mas como um todo”, disse José Melo durante o evento de lançamento do plano, na sede da Seas, que contou com a presença de representantes de prefeituras municipais, forças armadas, profissionais que trabalham na área social e organizações não governamentais ligadas ao tema.
Além de englobar a esfera estadual, o plano de enfrentamento será operacionalizado nos 62 municípios em conjunto com as polícias, ministérios públicos e entidades não governamentais no sentido de reduzir as ocorrências desse tipo de crime. A ideia é oportunizar a geração mais precisa de informações sobre os índices de violência à Rede de Assistência à Criança e ao Adolescente.
Para José Melo, a base da violência contra crianças e adolescentes é resultado da falta de oportunidades. Segundo ele, as metas do plano serão integradas aos trabalhos preventivos já desenvolvidos pelo governo do Amazonas. “O mais importante é cuidar das famílias, dando a oportunidade de emprego, geração de emprego e renda, educação, programas sociais e tantos outros”, pontuou.
Entre os seis eixos que irão nortear o plano, os esforços priorizarão, até o ano de 2014, quando Manaus deverá receberá grande demanda de turistas durante a Copa do Mundo de Futebol, o combate à exploração sexual turística. A secretária executiva da Seas, Graça Prola, destacou que, este ano, as ações ganharão reforço nas principais festividades do Estado.
Plano estadual somará esforços no combate à exploração infantojuvenil
Em: 23 de maio de 2011
“O plano será uma espécie de grande guarda-chuva social porque as nossas políticas não funcionam isoladamente, mas como um todo”, disse José Melo durante o evento de lançamento do plano, na sede da Seas
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Com 11,4 milhões de passageiros, transporte aéreo cresce 2,5% em agosto
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Samba Manaus se aproxima da despedida
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Amazonas define representante para o maior campeonato de batalha de rima do Brasil
21 de setembro de 2026

Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama
21 de setembro de 2026

Petróleo fecha em queda com otimismo para oferta e negociações
21 de setembro de 2026