O Amazonas foi o Estado brasileiro que mais implementou produto e processo tecnologicamente novo, ou substancialmente aprimorado, em relação aos demais Estados do país, em 2005, com o percentual de 50,6%. A indústria amazonense registrou o terceiro maior esforço inovativo (3,1%), que representa os gastos com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), sendo um dos critérios da PINTEC (Pesquisa de Inovação Tecnológica).
Segundo Dimas José Lasmar, professor da Fucapi (Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica), o Amazonas ficou atrás apenas de São Paulo (3,4%) e Minas Gerais (3,2%). Ele disse que os números deveriam ser festejados se fossem analisados apenas pela abordagem da Pintec, sem considerar outras interpretações.
Contudo, os resultados são reflexo da tecnologia de ponta desenvolvida em outras regiões, que é transferida para o Amazonas. Geralmente, os processos são desenvolvidos no país de origem de algumas empresas instaladas no PIM (Polo Industrial de Manaus).
As informações fazem parte do projeto “Interpretação da Pintec 2005 e Novos Indicadores de Inovação Tecnológica para o Amazonas”, realizado com o apoio da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), por meio do Programa de Inovação Tecnológica (PIPT). Os resultados da pesquisa foram apresentados em março de 2009.
O doutor em Engenharia de Produção e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Inovação, da Fucapi, Lasmar disse que começou a desenvolver o projeto com a finalidade de propôr novos indicadores de inovação para o Amazonas que melhor expressem sua dinâmica e suas peculiaridades.
Para ele, a aquisição dessas tecnologias deve contar com a participação de agentes locais, o que não acontece. “Embora a aquisição de tecnologias seja importante no processo inovativo, observamos que as empresas do PIM têm pouco ou nenhum envolvimento significativo com o Sistema Local de Inovação”, ressaltou.
De acordo com Lasmar, as experiências bem sucedidas em outras economias mostram a importância da formação de pessoal em áreas tecnológicas e o papel importante da criação de empresas de base tecnológica para a inovação.
Polo Industrial precisa investir mais em inovação tecnológica
Em: 1 de junho de 2010
O Amazonas foi o Estado brasileiro que mais implementou produto e processo tecnologicamente novo, ou substancialmente aprimorado, em relação aos demais Estados do país, em 2005, com o percentual de 50,6%
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Balança comercial registra superávit de US$ 7,4 bilhões em agosto
4 de setembro de 2026

Pix pode ganhar primeira integração internacional com sistema europeu
4 de setembro de 2026


TSE conclui lacração dos sistemas eleitorais que serão usados nas eleições de 2026
4 de setembro de 2026

Fecani 2026 tem shows, competição e cinema transmitidos gratuitamente pela Muvieplay
4 de setembro de 2026


89% dos brasileiros afirmam que problemas financeiros já afetaram sua saúde mental
4 de setembro de 2026