O líder do governo na Assembléia Legislativa do Estado, deputado Sinésio Campos (PT), recebeu, na quarta-feira, a presidente da Atrac (Associação dos Armadores dos Transportes de Cargas e Passageiros do Estado do Amazonas), Alessandra Martins, que denunciou o estado precário das instalações do Porto Privatizado de Manaus.
A presidente da Atrac informou que, em vistoria recente, a Capitania Fluvial da Amazônia considerou que o Porto não apresenta condições seguras para operar navios de médio e grande porte. De acordo com o relatório da vistoria, foram observadas corrosões acentuadas na estrutura do porto, nos flutuadores e nos componentes do seu sistema de ancoragem. “Apenas nós que possuímos embarcações de pequeno porte estamos autorizados ainda a operar no porto, e a cada dia a situação fica pior”, alertou.Cerca de 180 mil pessoas utilizam, todos os meses, os serviços do Porto Privatizado e na Manaus Moderna, contudo, esse serviço ainda não está regulamentado.A falta de uma política pública para o setor propicia insegurança na navegação diante da ausência de fiscalização eficiente e infraestrutura nos rios, embarcações inadequadas, entre outros problemas, ocasionando até acidentes com vítimas fatais. Alessandra Martins salientou ainda que as dificuldades enfrentadas pelos armadores para operar no Porto Privatizado já viraram uma rotina. “Quando os navios de grande porte chegam para atracar no porto, todos nós somos obrigados a nos retirar para dar espaço. Sendo que no momento sequer isso é permitido”, afirma.
Para Sinésio, a situação precária do porto Privatizado de Manaus deve ser colocada urgentemente na pauta do governo e já se comprometeu em levantar essa questão junto aos órgãos competentes.
Porto de Manaus opera fora dos padrões
Em: 8 de outubro de 2009
O líder do governo na Assembléia Legislativa do Estado, deputado Sinésio Campos (PT), recebeu, na quarta-feira, a presidente da Atrac, Alessandra Martins, que denunciou o estado precário das instalações do Porto Privatizado de Manaus
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026