Presidente do PPS, o deputado Roberto Freire (SP) pediu hoje que o comando da Câmara decrete a cassação imediata do mandato do deputado Natan Donadon (PMDB-RO).
Com a prisão decretada desde ontem pelo STF (Supremo Tribunal Federal), Donadon é procurado pela Polícia Federal. Ele descumpriu acordo feito com a PF para se entregar até o início da tarde de ontem.
Donadon foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão por formação de quadrilha e peculato.
Logo após a decisão do STF, a Câmara abriu um processo de cassação contra Donadon e estabeleceu que ele pode ser preso independente da perda do cargo. Para Freire, o procedimento adotado pela Casa “estaria descumprindo ordem judicial”.
“Não cabe às Casas do Congresso, segundo decidiu o Supremo, deliberar sobre a perda ou não do mandato do parlamentar com a sentença criminal condenatória.”
O pedido de Freire será examinado pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A expectativa, segundo consultores da Casa, é que seja rejeitado. O entendimento é que cabe ao parlamentar o amplo direito de defesa, mesmo com a condenação criminal.
A CCJ já fez duas tentativas para notificar Donadon sobre a abertura do processo. Se não for encontrado após a terceira tentativa, ele será notificado por uma publicação no “Diário Oficial” da Câmara. Com isso, passa a contar o prazo de cinco dias para apresentar a defesa à CCJ.
PPS pede cassação imediata do mandato de Natan Donadon
Em: 28 de junho de 2013
Presidente do PPS, o deputado Roberto Freire (SP) pediu hoje que o comando da Câmara decrete a cassação imediata do mandato do deputado Natan Donadon (PMDB-RO).
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026


Nanoempreendedor está livre do CNPJ Técnico
18 de setembro de 2026

‘Passagem secreta’ e mais de R$ 700 mil: o que a polícia encontrou na casa de Milton Leite
18 de setembro de 2026

Flávio Bolsonaro repete estratégia do pai e recruta ‘fiscais’ para as eleições
18 de setembro de 2026

Brasil terá programa Tax Free para devolver CBS e IBS a turistas estrangeiros
18 de setembro de 2026

Cultura no DNA: Titãs volta aos palcos da Nilton Lins após show histórico na década de 90
18 de setembro de 2026

Sindifisco-AM realiza palestra sobre equilíbrio fiscal e desenvolvimento econômico
18 de setembro de 2026