Os altos preços da soja no mercado, resultado da quebra de safra nos países exportadores do grão, são o fator responsável pela estimativa de alta na produção do alimento para a safra 2012/2013. Simultaneamente, está previsto recuo na área plantada do milho e algodão. Segundo dados divulgados ontem (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada de soja deve ficar entre 26,42 e 27,32 milhões de hectares no período atual, contra 25,04 milhões de hectares na safra 2011/2012, o que representa um aumento de 5,5% a 9,1%. A produção, por sua vez, ficará entre 80 e 82,8 milhões de toneladas, resultado de 20,6% a 24,8% maior que o anterior.
De acordo com Edilson Guimarães, diretor de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), órgão ao qual está vinculada a Conab, a conjuntura relacionada à soja leva o governo a acreditar que a safra 2012/2013 será recorde. “Essa primeira estimativa de área plantada é uma estimativa conservadora, mas já é recorde. Dependemos muito do clima, mas esperamos que a soja, e depois a segunda safra de milho, chamada de safrinha, contribuam para o resultado”, destacou.
De acordo com Guimarães, o plantio de soja deve tomar a área que foi destinada a outros grãos em anos anteriores. “O levantamento está confirmando o que nós já vínhamos sentindo olhando o mercado nos últimos meses. Há expectativa de crescimento da produção de soja, tomando área inclusive do milho de primeira safra e do algodão. Era previsível, por causa dos preços do mercado”, destacou. Segundo dados da Conab, o milho terá um recuo de 4% a 6,8% na área plantada, e o algodão, de 20,2% a 27,2%.
O primeiro levantamento da Conab com relação à safra 2012/2013 estima que a área total ocupada pelo plantio de grãos ficará entre 50,93 e 52,21 milhões de hectares, resultado de 0,2% a 2,7% superior ao de 2011/2012. A produção, por sua vez, deve ficar entre 177,68 e 182,27 milhões de toneladas, contra 165,7 milhões da safra passada, ou seja, há expectativa de crescimento de 7,2% a 10%.
Além do milho e do algodão, o arroz deve sofrer uma redução de 1,4% a 2,9% na área plantada (de 2.426,7 para 2.356,7 a 2.393,7 mil hectares), e o feijão, de 1,5% a 2,3% (de 3.256,7 para 3,181,9 a 3.208 mil hectares). De acordo com Sílvio Porto, diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, a perspectiva exige atenção para que o consumidor não seja impactado por uma inflação desses alimentos. “Esse é um aspecto sobre o qual nós [Ministério da Agricultura] temos que nos debruçar”, afirmou.
A primeira pesquisa sobre a safra 2012/2013 foi realizada no período de 17 a 28 de setembro, por cerca de 50 técnicos na Conab. Eles foram a campo nas principais áreas produtoras do país. De acordo com Sílvio Porto, esse primeiro estudo foi feito na região Centro Sul, que já começou o plantio em agosto e setembro deste ano. Para estimar a produção, foi utilizada a média dos últimos três anos, aliada aos dados sobre área plantada. Para as regiões Norte e Nordeste, que ainda não iniciaram o plantio para a próxima safra, foi repetida a área ocupada em 2011/2012 e utilizada a média de produção dos últimos três anos.
Preços altos da soja contribuirão para safra recorde
Em: 10 de outubro de 2012
Os altos preços da soja no mercado, resultado da quebra de safra nos países exportadores do grão, são o fator responsável pela estimativa de alta na produção do alimento para a safra 2012/2013
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026