16 de setembro de 2024

Parcerias entre prefeitura e Suframa viabilizam projetos estratégicos

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), aposta em mais parcerias com a Suframa para fomentar o desenvolvimento. Segundo ele, projetos como a recuperação das vias do Distrito Industrial fazem parte de novas estratégias para fomentar o turismo, além de atrair potenciais investimentos para a capital.

Almeida esteve na última reunião do CAS (Conselho de Administração da Suframa), que fez parte das festividades em comemoração aos 55 anos da ZFM (Zona Franca de Manaus), ocasião em que foram aprovados 41 projetos industriais com investimentos de R$ 2,3 bilhões (US$ 438 milhões) e previsão de 2.373 novos empregos. Ele destacou a importância da Suframa para alavancar o desenvolvimento da região.

“Nosso objetivo é fomentar mais negócios, oportunidades, sustentabilidade, e faremos isso mudando o eixo turístico da cidade. Nossa ideia é trazer de volta as famílias e os turistas para o calçadão da Suframa. Precisamos nos unir pelo bem do modelo e por sua continuidade, pois é ele quem mantém nossa floresta de pé”, ressaltou o prefeito.

Implantado recentemente, o projeto ‘Mais Distrito’ trabalha para tornar o entorno das fábricas num grande cartão-postal, empreendendo um novo paisagismo urbanístico à altura do nível tecnológico das empresas no Amazonas, que hoje manipulam tecnologias de última geração.

Por muito tempo, as ruas do Distrito estiveram praticamente sem condições de tráfego. Buracos e falta de manutenção davam um aspecto negativo aos turistas que vêm à cidade e têm interesse em conhecer de perto as mais de 500 empresas instaladas em Manaus. Reivindicada há muito tempo, a revitalização da área só foi viabilizada agora, já na gestão do prefeito David Almeida.

“As parcerias com a Suframa resultaram na reconstrução de 50 quilômetros de ruas do Distrito Industrial e na revitalização das principais rotatórias das vias”, disse o prefeito. “É fruto de um trabalho realizado com muita sinergia, que tem um só propósito –revitalizar e dar um aspecto mais urbanístico nas áreas onde estão instaladas as empresas industriais”, acrescenta ele. “Elas merecem”.

Almeida também destaca a importância da ZFM. Para ele, não há dúvidas de que o projeto industrial mais bem-sucedido do país transformou vidas, dando mais oportunidades de empregos a uma população que vive praticamente isolada do resto do Brasil. As dimensões continentais do Amazonas são grandes desafios para levar benefícios a todos os municípios do Estado, inclusive em áreas tão remotas que chegar até elas é uma autêntica aventura, comentou o prefeito.

“O maior programa de preservação ambiental da história do mundo é o modelo Zona Franca de Manaus. Nós somos exemplo para o Brasil e para o mundo de como se preserva. Manaus ocupa a sexta economia do país e tendo a ZFM como propulsora e fonte indutora de negócios e faturamento”, afirmou. “Estamos completando 55 anos desse modelo de desenvolvimento e avançamos muito. Manaus é uma cidade de primeiro mundo, da porta da fábrica para dentro, e agora nós queremos uma nova realidade. As ruas do Distrito estão como nunca estiveram antes, e vamos avançar cada vez mais”, ressaltou o prefeito.

 ‘Mais Distrito’

O programa ‘Mais Distrito’ investe num conceito de desenvolvimento urbano, humano, social e sustentável com foco em três aspectos envolvendo a prefeitura de Manaus e o Distrito Industrial, segundo David Almeida.

O empreendimento faz uma série de intervenções projetadas arquitetonicamente. A meta é transformar o Distrito Industrial e o seu entorno com o Truck Park BR-319 (itinerante),  seguido da praça e o Museu da Indústria, da Arena de Robótica, e a reurbanização do bairro, incluindo um parque linear temático, viabilizando o desenvolvimento do turismo, cultura, tecnologia, sustentabilidade e negócios.

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, destacou as parcerias com a Prefeitura de Manaus que resultam em melhorias para o Distrito Industrial.

“As pessoas veem a diferença de como a área era antes. Com essas ações de revitalização, asfalto, paisagismo, nós temos orgulho de trazer as pessoas até o Distrito. A prefeitura apresentou uma ideia bastante elaborada e ampliada, evoluindo para a preservação da nossa história, por meio de um Museu da Indústria”, ressaltou o superintendente.

Polsin destacou ainda a melhoria no famoso calçadão da Suframa, que ganhará intervenções e um parque linear e temático, além da Arena de Robótica e do Truck Park. “O Truck Park vai ajudar na solução de hoje termos várias carretas estacionadas irregularmente em todo o Distrito”, disse.

De acordo com o prefeito, no ano passado o Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) se debruçou para criar um conceito de atração turística para o Distrito Industrial, espaço inerentemente ocupado por fábricas. Antes dos projetos conceituais e arquitetônicos, David Almeida finalizou o asfaltamento das ruas e avenidas do PIM.

“E agora chega a parte do Implurb que é a concretização de alguns projetos prioritários, como o Museu da Indústria, a Arena de Robótica e a reurbanização do calçadão da Suframa, que está muito deteriorado e receberá ainda um parque linear temático”, disse o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Museu

Um eixo estruturador e de entrada para o Distrito Industrial, que é a BR-319, a avenida Ministro Mário Andreazza, tem projetos para receber o Museu da Indústria, passando para um calçadão que irá articular todas as outras atividades, como a Arena de Robótica, reforma e reestruturação da área esportiva, quiosques repaginados, playground temático e Truck Park, informou Valente.

O Museu da Indústria será uma edificação de 8 mil metros quadrados que terá um parque no entorno. O prédio vai marcar a entrada do Distrito, com uma cobertura que remete à conhecida e internacional logomarca do ‘produzido na Zona Franca de Manaus’, de forma ondulada e branca.

O museu terá tempos da história da ZFM e da sua matriz industrial durante os últimos 55 anos, além de indicar caminhos para o futuro com a indústria 4.0. Uma outra intervenção necessária para o distrito se volta para o seu tradicional calçadão, com uma nova estruturação em uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados, para conectar espaços e edificações na área, apresentando a proposta de faixa saudável com espaço para caminhadas e acessibilidade, faixa para arborização, iluminação e mobiliários urbanos, além de uma ciclovia bidirecional.

O trabalho de revitalização do Distrito Industrial pela prefeitura durou nove meses e incluiu serviços de drenagem, implantação de calçada, meio-fio, sarjeta, concretagem em trechos de paradas de ônibus e sinalização de trânsito. Ao todo, mais de 50 quilômetros de vias foram totalmente revitalizados.

O projeto Distrito Industrial 1 envolveu recursos da ordem de R$ 97.820.462,79, via Suframa, e R$ 19.600.366,52, de contrapartida da Prefeitura de Manaus, totalizando R$ 117.420.829,31 investidos na infraestrutura da área.

Marcelo Peres

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