O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), admitiu problemas na articulação da base aliada com o Palácio do Planalto. O peemedebista disse que “não adianta tapar o sol com a peneira” porque “algo não está bem” na base governista.
Sem apontar insatisfações, Eduardo Alves recomendou aos líderes que avaliem o cenário. Nas últimas semanas, o governo enfrentou dificuldades para conseguir aprovar medidas provisórias importantes. O Planalto negociou a liberação aos deputados de R$ 1 bilhão em verbas para as emendas que os parlamentares fazem ao Orçamento da União e ainda acelerar nomeações de diretorias que estavam na gaveta. As medidas não surtiram efeitos. Nessa semana, o Planalto viu a medida provisória que garante a redução das tarifas de energia, uma das principais vitrines de campanha da reeleição da presidente Dilma Rousseff, ser praticamente enterrada por problemas na base.
“Eu não estou aqui para tapar o sol com a peneira, há uma realidade que temos que enxergar e cuidar dela”, disse o peemedebista. “Os líderes da base têm que entender que de 420 deputados da base o governo não consegue colocar 257 em sessão importante, decisiva a segunda-feira à noite, têm que se buscar as razões e tirar lições para não passar nas próximas [votações] por esse vexame. Não adianta dizer que está tudo bem porque algo não estar bem”, completou.
Para Eduardo Alves é “dever” dos líderes identificar eventuais rachas entre governo e base. “É dever procurar razões, encarar com seriedade, responsabilidade. A presidente tem sido correta com o parlamento e temos que responder com o respeito e seguindo matérias. Essa Casa não foi feita para enrolar, empurrar com a barriga. Foi feita para debater, discutir e decidir”, disse.
Presidente diz que ‘algo não está bem’ na base
Em: 31 de maio de 2013
Henrique Alves disse que “não adianta tapar o sol com a peneira” diante dos problemas verificados recentemente na base governista na Câmara

Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025
17 de abril de 2025

Brasil terá segunda maior safra de cana, segundo estimativa da Conab
17 de abril de 2025


Digitalização da saúde transforma atendimento em hospitais do Amazonas
17 de abril de 2025


Mercado de energia solar cresce 528% no Amazonas
17 de abril de 2025

Governo federal lança ‘RG animal’ gratuito para cães e gatos; entenda programas
17 de abril de 2025