A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio do Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM), informa que os preservativos Elite dos lotes DFV, DFI e BFIII, produzido pela Fábrica de Artefatos de Látex Blowtex Ltda., integrante da multinacional Ansell, não podem ser comercializados aos consumidores por estarem com o prazo de validade vencido e adulterado e a indicação dos lotes em desacordo com o informado nas embalagens interna e externa de cada um deles.
Segundo a coordenadora do Procon-AM, Rosely Fernandes, o fato foi registrado pelo Setor de Fiscalização do órgão, que verificou o produto à venda em sete drogarias de Manaus e constatou a veracidade da denúncia. Todos os lotes de camisinha inadequados que estavam sendo comercializados nos locais fiscalizados foram apreendidos pelo Procon-AM. “Soubemos da infração, através de denúncia realizada por um consumidor, que veio ao Procon e trouxe o produto. É uma questão grave que atenta a saúde e a segurança sexual do consumidor, pois, apresenta padrões inadequados de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho, em desconforme com o Código de Defesa do Consumidor”.
A fabricante foi notificada nesta quinta-feira, 2 de junho. Caso não retire imediatamente os produtos do comércio e não se enquadre nos padrões de qualidade, a empresa deverá ser autuada conforme a Lei.
O fato gerou Procedimento Administrativo Preliminar e foi enviado a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Procons-Brasil. “Por tratar-se de uma multinacional, esses produtos podem estar à venda em qualquer parte do Brasil, por isso, tomamos a iniciativa de avisar aos órgãos de atuação nacional para que tomem as devidas providências”, explica Fernandes.
Procon-AM constata venda de camisinhas vencidas em Manaus
Em: 2 de julho de 2015
xxxxx
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026