Produção industrial tem queda recorde de 21,6% em abril

Em: 15 de junho de 2009
A produção industrial na zona do euro registrou uma queda recorde de 21,6% em abril na comparação com o mesmo mês de 2008, segundo dados divulgados pela Eurostat, a agência europeia de estatísticas
A produção industrial na zona do euro registrou uma queda recorde de 21,6% em abril na comparação com o mesmo mês de 2008, segundo dados divulgados pela Eurostat, a agência europeia de estatísticas

A produção industrial na zona do euro registrou uma queda recorde de 21,6% em abril na comparação com o mesmo mês de 2008, segundo dados divulgados pela Eurostat, a agência europeia de estatísticas. O dado superou as expectativas dos analistas, que esperavam uma contração de 19,8%. Em relação a março, o recuo na atividade industrial na região foi de 1,9%.
A produção de bens duráveis (com durabilidade mínima estimada em três anos) na região caiu 22,4% em termos anualizados. A produção de bens de capital caiu 26,7%. A atividade econômica dos países que compartilham o euro contraiu 2,5% anualizado no primeiro trimestre do ano. Na semana passada, o BCE revisou para baixo suas previsões de crescimento para 2009 e 2010 na zona do euro.
O presidente do banco, Jean-Claude Trichet, disse que a instituição prevê agora uma contração do PIB em 2009 de entre 5,1% e 4,1%, frente à média de 2,7% prevista em março. O banco havia previsto em março uma estagnação da atividade econômica na zona do euro em 2010 e agora considera que o desempenho ficará entre queda de 1% e um ligeiro crescimento de 0,4%.
Trichet se mostrou confiante em que a economia da zona do euro apresentará taxas de crescimento positivas a partir de meados de 2010. A confiança do consumidor americano registrou no início deste mês o maior resultado desde setembro de 2008, ficando em 69 pontos, informou a Universidade de Michigan, que apura o indicador. Em maio, o índice ficou em 68,7 pontos. O resultado, no entanto, ficou ligeiramente abaixo do esperado pelos analistas, que previam que o indicador ficaria em 69,5 pontos. A expectativa dos consumidores para a economia nos próximos 12 meses ficou em 61 pontos, abaixo dos 75 de maio. Para a inflação no ano, a expectativa é de uma alta de 3,1%, maior índice desde outubro de 2008.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar