25 de novembro de 2024

Projeção para 2023 é de aquecimento dos pequenos negócios

2023 acabou de começar, mas o ano já dá sinais de que será promissor. O setor do comércio, por exemplo, vem de uma sequência relevante de datas que são muito importantes para o consumo. Das comemorações do Halloween, Black Friday e da Copa do Mundo aos recentes Natal e Réveillon, incluindo ainda as férias e, mais para frente, o Carnaval. As orientações para os pequenos negócios que pretendem surfar a onda do verão e impulsionar suas vendas incluem diversificar seus canais de venda e ampliar sua presença digital, visando oferecer o melhor atendimento e uma experiência encantadora para o cliente.

“As perspectivas para 2023 são as melhores possíveis. Vencemos a pandemia e podemos perceber uma certa euforia no ar. Então esse será um verão diferenciado, de bastante otimismo, já que as pessoas querem retomar definitivamente seus hábitos e se presentear, depois de terem enfrentado muitas dificuldades nos últimos anos”, projeta Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae.

Em função da pandemia de Covid-19, os empreendedores tiveram que desbravar vendas por meio da internet para tentar manter o seu ritmo de vendas. Diante desse contexto, Enio explica: “O que vamos observar em 2023 é uma associação dos canais digitais com a retomada dos canais presenciais. Além do foco em manter em alta a experiência positiva do cliente. Sempre lembrando: o cliente paga preço, mas quer receber valor. E valor é uma equação simples, é um benefício concreto através de uma experiência memorável”.

A presença digital é citada por Enio Pinto como essencial para as pequenas empresas, seja qual for o tipo de empreendimento ou área de atuação. Segundo ele, é inquestionável hoje que os negócios tenham ou já nasçam com canais digitais para ponto de venda e ponto de contato com o cliente. O especialista também aponta que qualquer segmento que adote conceitos vanguardistas ou que crie experiência positiva para o cliente, terá ‘um lugar ao sol em 2023’. “Estamos falando de agregar serviços a produtos, de jornadas fluidas, de prontidão e resolução para as demandas dos clientes”, explica

Nesse ano, os olhares também continuarão voltados para as condições de higiene, considerada um dos legados da pandemia. De acordo com o especialista, é necessário garantir o rigor com a higiene em toda a manipulação de produtos, prestação de serviços, nos atendimentos e junto às equipes. Outro ponto importante é a possibilidade de não aglomeração, uma vez que uma parcela considerável de consumidores incorporou esse hábito.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar