O PT e PMDB planejam ampliar o máximo possível as alianças municipais para as eleições de outubro. A idéia é analisar cada caso, priorizando as capitais e as cidades de médio porte.
Com os relatórios prontos, os presidentes nacionais do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), e do PMDB, deputado Michel Temer (SP), e o ministro Tarso Genro (Justiça) devem se reunir na semana que vem exclusivamente para tratar da eventual parceria entre as legendas.
A Folha Online apurou que a tendência do PT é de aprovar, na próxima segunda-feira, uma orientação para as aliança -que definirá regras e exceções.
De acordo com articuladores do partido, a idéia é flexibilizar eventuais parcerias inclusive com partidos que fazem oposição ao governo federal em nível nacional.
Por enquanto, Berzoini e Temer conduzem à distância o processo das negociações em torno das alianças.
No caso de São Paulo, o PMDB vive o dilema de ter candidato próprio ou apoiar um nome da legenda para vice na chapa do PT encabeçada pela ministra Marta Suplicy (Turismo) à prefeitura. Para petistas e peemedebistas, ainda há tempo para dirimir as diferenças.
Só em São Paulo, de acordo com um levantamento preliminar de petistas, há 32 cidades em que o PT mantém negociações com DEM, PSDB e PPS -legendas que fazem oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Candidatura
própria
Já em relação à capital de São Paulo, o diretório municipal do PMDB examina também a possibilidade de lançar candidatura própria.
Inicialmente existiriam pelo menos quatro opções: Alda Marco Antônio, o deputado estadual Jorge Caruso (PMDB-SP), o ex-ministro Delfim Netto e o ex-deputado Joogi Hato.
Porém, há conversas de peemedebistas que indicam que esses nomes poderão compor com o PT. No caso de uma aliança do PT-PMDB em São Paulo, um dos beneficiados seria o ex-governador Orestes Quércia (PMDB) que quer sair como candidato a senador em 2010. No entanto, ele também tem negociado com o PSDB.
De acordo com tucanos e petistas, Orestes Quércia é peça-chave das eleições municipais em São Paulo, pois uma aliança com o PMDB favorece os parceiros com mais tempo no horário de propaganda gratuita na televisão e no rádio.







