22 de novembro de 2024

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

O lançamento foi realizado em um evento presencial no Campus I da Universidade.

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC – Centro de Operações de Segurança) para formar e capacitar profissionais na área de segurança digital. O lançamento foi realizado em um evento presencial no Campus I da Universidade. Essa iniciativa é uma resposta à crescente demanda por profissionais especializados em cibersegurança e aos desafios cada vez mais complexos do mundo digital.

“O principal objetivo do Laboratório de Segurança Cibernética da PUC-Campinas é dar suporte aos projetos educacionais da universidade e do INDT”, afirma Luana Lobão, Diretora de Inovação e Transformação Digital do INDT. Segundo Luana, a parceria começou após uma visita do Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, Reitor da PUC-Campinas, e da Prof. Dra. Diane Teo de Moraes, Diretora de Inovação da Universidade, ao Centro de Operações de Segurança do INDT, em Manaus, onde puderam conhecer as instalações e se encantaram com o trabalho realizado. A partir desse contato, iniciou-se um processo de discussão da parceria, o que culminou em atividades de formalização da colaboração e do apoio técnico do INDT à PUC-Campinas para desenvolver um SOC robusto e completo, capaz de fornecer uma experiência de aprendizado prática e avançada.

“A parceria da PUC-Campinas com o INDT e iniciativa conjunta do laboratório e projetos de desenvolvimento de soluções e capacitação em cibersegurança é de relevância nacional. Fundamental disseminarmos entre estudantes de graduação e pós-graduação conhecimento em cibersegurança. A escassez de profissionais na área tem afetado empresas de todo o mundo”, disse a Diretora de Inovação do Mescla, Dra. Diane Teo de Moraes.

Fortalecimento do aprendizado

Com o novo Laboratório SOC, a PUC-Campinas busca dar suporte ao aprendizado de seus alunos, proporcionando-lhes uma vivência prática em situações reais de monitoramento e defesa contra ciberataques. A parceria foi formalizada por meio de um convênio entre as duas instituições, que cria uma ampla estrutura de colaboração, incluindo atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento, extensão e intercâmbio de tecnologias. “Essa colaboração inclui compreensão e transferência de tecnologias, otimização de instalações e equipamentos, e o desenvolvimento de cursos e projetos em áreas de interesse comum”, destacou Luana.

O Laboratório SOC da PUC-Campinas será um centro de monitoramento digital para estudo e desenvolvimento de novas metodologias de combate a ciberataques, fortalecendo a formação de profissionais e ampliando as capacidades da instituição na área de cibersegurança. Uma das primeiras iniciativas da colaboração será a criação de uma trilha de formação em cibersegurança, composta por cursos online, sessões presenciais e uma residência acadêmica e profissional, onde os alunos poderão vivenciar o cotidiano de um SOC, tanto na PUC quanto no INDT, como em empresas parceiras.

“Essa residência acadêmica oferece uma experiência única, permitindo que os alunos estejam imersos no cotidiano de um Laboratório SOC, o que é extremamente enriquecedor para quem deseja atuar na segurança digital”, explicou Luana. O diferencial do projeto está na visão integrada e na colaboração entre as instituições, que possibilitará o desenvolvimento de uma base sólida de formação e pesquisa.

A inauguração ocorreu no espaço MESCLA, localizado no Campus I da PUC-Campinas.

Sobre o INDT

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) foi fundado em 2001 pela Nokia. Em 2013, passou a atuar como Centro de PD&I da Microsoft, permanecendo até 2016, quando se tornou um instituto independente, mantendo-se como um dos maiores Centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do País. O INDT oferece soluções nas áreas de Software, Hardware & Firmware, Comunicação e Redes, Manufatura Avançada, Veículos Autônomos e Robótica, Materiais e Química e BioTech. É também Unidade Embrapii desde 2017, contribuindo com a inovação industrial, proporcionando recursos e incentivos financeiros para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em todo o Brasil.

Sobre a PUC-Campinas

Uma das sete pontifícias universidades brasileiras, a PUC-Campinas é uma das mais tradicionais instituições de ensino do país com 83 anos de atividade. Formou mais de 200 mil profissionais de destaque nas mais diversas áreas e atualmente tem cerca de 70 cursos de graduação, 10 de mestrado e cinco de doutorado. A Universidade está consolidada como uma das principais instituições de ensino superior do Brasil. Uma série de rankings nacionais e internacionais, entre os mais respeitados do mundo, como o QS World University Ranking e o Times Higher Education para a América Latina.

O Mescla é o Hub de Inovação da Universidade e comporta diversos programas de inovação e aceleração de startups, como Motiv.se e o CRIA.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar