24 de outubro de 2024

Ranking elege as melhores (e as piores) atrações turísticas do mundo

Turismo deixou de ganhar R$ 41,6 bilhões na pandemia

Uma das maiores razões pelas quais qualquer um de nós escolhe visitar certo destino são as maravilhas que ele guarda: as construídas pelo homem, as naturais, históricas ou tecnológicas. As chamadas atrações turísticas muitas vezes prometem inspiração e admiração suficientes para nos convencer a viajar meio mundo para vê-las. Mas nem todas valem a pena.

Então, quais valem o dinheiro e o tempo e quais não valem o esforço? Felizmente, a plataforma Stasher fez a pesquisa por nós, com um estudo sobre as 99 melhores e piores atrações turísticas do mundo.

A pesquisa incluiu uma variedade de dados, incluindo avaliações do TripAdvisor e do Google, qualidade da acomodação usando as avaliações de usuários do Booking.com, segurança turística usando as classificações do WorldPopulationReview avaliadas pelo GPI (Índice de Paz Global) do país anfitrião, distância do aeroporto e nível de engajamento no TikTok, pelas visualizações acumuladas.

O Brasil apareceu três vezes no ranking. A primeira com o Cristo Redentor, no 11º lugar, seguido do Beto Carrero World (37º) e a Pinacoteca de São Paulo (48º).

As melhores do mundo

Surpreendentemente, o primeiro lugar ficou para o Edifício do Parlamento Húngaro em Budapeste. Vasta e neogótica, a construção domina o rio Danúbio e abriga a Assembleia Nacional da Hungria. Ela conseguiu uma classificação geral de 7,34 de 10 na lista, com 93,4% dos visitantes classificando-a como ‘Muito bom’ e ‘Excelente’ no TripAdvisor e dando 4,8 (do total de 5) no Google. A Hungria também tem uma excelente classificação de segurança turística de 1,4/5 (quanto menor a pontuação, maior é a segurança).

O segundo lugar ficou por conta de uma atração um pouco mais popular: a Disneyland Paris, avaliada em 7,17. Ela pontua fortemente em qualidade de acomodação e tem uma boa classificação de 4,5 no Google – mas é menos popular no TripAdvisor, com apenas 58,2% dos visitantes classificando-a como ‘Muito bom’ e ‘Excelente’. No entanto, é popular no TikTok, com quase oito bilhões de visualizações de postagens marcadas.

A Lagoa Azul, o conjunto de icônicas piscinas termais geotérmicas da Islândia que te fazem sentir em outro planeta, ganhou a terceira posição. Com nota 7,15, a paisagem vulcânica e as águas azuis brilhantes, ricas em sílica, não apenas rejuvenescem o corpo e a alma, mas também rendem ótimas fotos. A Islândia também é um dos lugares mais seguros para se visitar, com uma pontuação de 1,1 no Índice de Paz Global.

As cinco primeiras colocações são completadas com a Plaza de España, em Sevilha, na Espanha, e o maior monumento religioso do mundo, o Angkor Wat, no Camboja.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar