A Prefeitura de Manaus dá mais um passo no sentido de estimular a educação patrimonial e o orgulho de ser manaura. Na próxima sexta-feira, 16, o Museu do Homem do Norte será entregue à população totalmente reestruturado. O novo prédio, na rua Quintino Bocaiúva, 626, Centro, é maior e mais moderno que o antigo, na Sete de Setembro.
“A reabertura desse espaço significa muito para todos nós. Só pode amar sua região quem conhece sua história e tem orgulho de sua gente. Por isso, o Museu do Homem do Norte é um importante condutor desse processo na medida em que disponibiliza instrumental para apreensão da realidade”, explica o secretário municipal de Cultura, Sebastião Assante.
Com 4 mil peças, o acervo mostra o homem da região como um todo, sem focar excessivamente no índio ou no caboclo. Propõe uma viagem histórica que começa na origem, passa pela cultura, religiosidade, mistura racial e herança cultural até chegar à interação dinâmica com o meio ambiente.
Visão
integral
“O visitante poderá ter uma visão integral do amazônida, de como ele vive, se alimenta, se locomove, que tipos de produtos extrai da floresta, sua relação com os rios e a natureza e participação no mundo moderno”, esclarece Assante.
Uma casa de farinha em tamanho real e um tapiri de defumação de borracha, onde as pessoas podem interagir, são algumas das atrações. Todo esse material é de propriedade da Fundação Joaquim Nabuco, que cedeu o material para a Prefeitura por meio de um contrato de comodato.
Uma das novidades do novo prédio é a biblioteca informatizada e a loja de souvenirs onde serão vendidos artesanatos, livros e CDS de autores regionais.
Oficinas acontecem nesta semana
Mesmo antes da reinauguração oficial, o Museu do Homem do Norte já deu início às atividades voltadas para o público. Nesta terça, 13, e na quinta-feira, 15, estará oferecendo oficinas por conta da VI Semana Nacional de Museus, evento organizado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Artístico Nacional), através do seu Demu (Departamento de Museus e Centros Culturais).
Como o tema do evento é “Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento”, montou-se uma programação voltada para crianças e arte-educadores. As atividades irão acontecer de 14 às 16 horas, na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista (Praça do Congresso). Podem participar gratuitamente estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
As atividades incluem uma exposição sobre a vida e obra de Villa Lobos – sua passagem pela Amazônia e influências musicais -, cantorias e lendas regionais, além da confecção de instrumentos sonoros e fantoches. Mais informações pelo telefone 3635-3301.







