Receita libera consulta ao 1º lote do IR

Em: 8 de janeiro de 2008
Neste primeiro lote de malha fina foram liberadas 395.389 declarações. Desse total, foram gerados eletronicamente 133.919 extratos para contribuintes
Neste primeiro lote de malha fina foram liberadas 395.389 declarações. Desse total, foram gerados eletronicamente 133.919 extratos para contribuintes

A Receita Federal libera nesta quarta-feira, às 8 horas, a consulta ao primeiro lote residual do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), referente ao exercício de 2007, ano-calendário de 2006. Para saber se foi incluído, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet ou ligar para 0300-7890300.

Neste primeiro lote de malha fina foram liberadas 395.389 declarações. Desse total, foram gerados eletronicamente 133.919 extratos para contribuintes com imposto a pagar correspondendo a R$ 221 milhões. Outros 119.111 devem receber R$ 149 milhões.

Já 142.359 contribuintes não têm imposto a pagar ou a restituir. O montante a restituir encontra-se acrescido de 8,31%, correspondente à variação da taxa Selic no mês de maio a dezembro de 2007 e de mais 1% referente ao mês de janeiro de 2008. A Receita ressalta que o valor não terá mais acréscimo, independentemente da data em que o contribuinte fizer o saque.

O contribuinte com direito à restituição que não solicitou crédito em conta poderá fazê-lo a partir do dia 15 de janeiro de 2008. Os valores estarão disponíveis no Banco do Brasil.

O contato pode ser feito pessoalmente em qualquer agência do banco ou pelos telefones 4004-0001 (nas capitais) ou 0800-729-0001 (nas demais localidades) para agendar o crédito, em qualquer banco.

A consulta ao extrato de processamento da declaração poderá ser feita na página da Receita.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pelo Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, também disponível na internet, na página da Receita Federal.

Se o contribuinte não concordar com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença junto à unidade local da Receita de sua jurisdição.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar